Fale com o seu filho adolescente

Como orientar o seu filho para o primeiro namoro

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como orientar o seu filho para o primeiro namoro

Quer saber como orientar o seu filho para o primeiro namoro? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! Os pais precisam ficar muito atentos e próximos de seus filhos nesta fase que envolve o primeiro namoro e os primeiros contatos mais íntimos com o sexo oposto. O melhor a se fazer, é orientá-los constantemente de forma a transmitir a confiança necessária para que ele possa expor todas as dúvidas e questionamentos. Também é importante saber quais assuntos devem ser abordados neste momento, desta forma, evitará consequências indesejadas.

 

Também lhe pode interessar: Como agir com o primeiro namorado da filha

Índice

  1. Primeiro namoro: uma fase muito importante na vida dos adolescentes
  2. Transmita confiança para seu filho
  3. Agindo com autoridade e compreensão
  4. Que assuntos devem ser tratados no início do primeiro namoro?

Primeiro namoro: uma fase muito importante na vida dos adolescentes

O namoro, ou, as primeiras paqueras e os primeiros “ficantes”, marca uma fase muito importante na vida de todo o adolescente. É nesta fase que eles começam a se sentir mais atraídos pelo sexo oposto, é uma fase de alegria e entusiasmo que possui um papel importantíssimo no desenvolvimento da personalidade de cada pessoa.

 

Como orientar o seu filho para o primeiro namoro - Primeiro namoro: uma fase muito importante na vida dos adolescentes

Transmita confiança para seu filho

Embora o primeiro namoro de seu filho seja uma experiência totalmente desconfortável para os pais, nunca se deve agir de forma indiferente mediante a situação, o melhor é orientar seu filho o máximo possível e apoiá-lo neste momento.

Para que você consiga orientá-lo da melhor maneira possível, é preciso que você tenha muito equilíbrio e tranquilidade para tratar dos mais diversos assuntos sem rodeios e da forma mais clara possível. A partir disso, seu filho passará a confiar em você para compartilhar todas as suas dúvidas e preocupações acerca do primeiro relacionamento.

Agindo com autoridade e compreensão

Embora muitos acreditem que o primeiro namoro se consista em algo passageiro e sem importância, ele é muito mais sério do que estas pessoas costumam pensar. Por isso, é necessário que você oriente seu filho preparando-o para o relacionamento e o protegendo de consequências cruéis e terríveis.

Quando se trata de manter uma boa relação com os filhos, muitos pais se questionam sobre a possibilidade de conversar com eles de forma a impor limites porém, sem desencadear uma crise de fúrias e discussões. O cérebro adolescente realmente é muito complexo e dificilmente conseguiríamos deixá-los satisfeitos com tudo, por isso, o melhor é agir com segurança pensando em seu bem.

Os adolescentes precisam de liberdade sim, no entanto, eles também precisam ouvir “nãos” em algumas situações. Os pais têm a difícil tarefa de deixar seus filhos voar com as suas próprias asas, tomando as decisões que lhes são cabíveis de forma consciente, pautando-se em orientações e em virtudes que os pais lhe ensinaram.

 

Como orientar o seu filho para o primeiro namoro - Agindo com autoridade e compreensão

Que assuntos devem ser tratados no início do primeiro namoro?

Existem alguns assuntos que não podem ser deixados de lado quando se trata do primeiro relacionamento de seu filho. Sente-se com ele ou ela e converse sobre:

· Como evitar uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis;

· Quais os cuidados essenciais com a higiene pessoal;

· Sobre consultar com o ginecologista;

· Métodos contraceptivos existentes.

· Fale para ele sobre como funciona o relacionamento a dois, bem como, sobre o amor e o respeito na relação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como orientar o seu filho para o primeiro namoro, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos

  • E você, já passou pelo primeiro namoro dos seus filhos? Comente! Sua opinião é muito importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como orientar o seu filho para o primeiro namoro