Partilhar

Como fortalecer a mente

Por Sara Viega. Atualizado: 15 fevereiro 2019
Como fortalecer a mente

Sente que ultimamente está despistado? Tem problemas para se concentrar? Então é hora de prestar atenção à sua mente e começar a praticar exercícios para deixá-la mais forte. Você pode exercitar este órgão vital e ficar mais alerta, trabalhar melhor para que sua capacidade aumente: só terá que dedicar tempo da sua vida e praticar algumas atividades para incentivar seu bom funcionamento. Neste artigo de umComo contamos a você como fortalecer a mente dando a você algumas ideias e conselhos com os quais poderá sentir melhoras.

Também lhe pode interessar: Como ser mais criativo
Passos a seguir:
1

Ter uma mente saudável e ativa é fundamental para desfrutar de uma vida mais consciente e melhorar diferentes aspectos da sua vida. A mente pode ser cultivada tanto física como espiritualmente, porque somos um todo que está conectado e se algo falha, é possível sentir esse algo em toda a sua essência. Portanto, fortalecer a mente é importante para melhorar o rendimento cerebral e ver como funciona melhor a concentração, a memória e a realização de suas tarefas diárias.

Como fortalecer a mente - Passo 1
2

Um dos fatores que afetam diretamente o funcionamento cerebral é a alimentação diária. Existe uma série de ingredientes que contribuem para que o nosso sistema neuronal funcione melhor, trazendo ao organismo nutrientes ideais para que o cérebro trabalhe de forma mais adequada. Os grupos de alimentos recomendados para melhorar a sua mente são os seguintes:

Estes ingredientes também podem ser tomados de forma diária com um suco; neste artigo de umComo revelamos a você como fazer sucos para a memória.

Como fortalecer a mente - Passo 2
3

Para poder cultivar sua mente também é importante dedicar tempo ao que gosta; desta forma, você exercita seu cérebro sem perceber. Por exemplo, se gosta de um grupo de música por que não experimenta aprender de cor algumas de suas músicas? Enquanto aproveita e se diverte estará incentivando a atividade cerebral colocando sua memória a trabalhar. Outra ideia é, para os amantes do esporte, lembrar dos nomes dos jogadores de seu time, ou se gosta de cozinha tente lembrar das receitas. O truque está em dedicar tempo ao que gosta para poder praticar exercícios de concentração e memória que ajudarão a melhorar a saúde do seu cérebro.

Como fortalecer a mente - Passo 3
4

Mas, além de exercitar sua mente com seu hobby, também é importante que pratique outros exercícios para trabalhar e melhorar o seu rendimento. Existe uma grande variedade de atividades pensadas para conseguir melhor capacidade cerebral, como por exemplo, resolver um sudoku, fazer uma sopa de letras, resolver um crucigrama, etc. Outra forma muito boa de colocar a mente para trabalhar é através da leitura já que precisa de concentração, assimilação do léxico e compreensão do que lê, portanto, se quer fortalecer sua memória você tem dois aliados básicos: os jogos e a leitura. Nada mau, não?

Como fortalecer a mente - Passo 4
5

Como dissemos no começo, a mente e o corpo funcionam em conjunto, portanto, para ter melhor saúde mental é importante que além de exercitar seu cérebro também exercite seu corpo. Se está em um período de estresse, perceba também como sua capacidade mental se reduz e fica menos concentrado e aplicado para problemas de lógica mental. Por isso, uma recomendação para ter melhor saúde geral é praticar exercício de maneira regular para queimar energia, gerar endorfinas e trabalhar seu corpo.

Como fortalecer a mente - Passo 5
6

Se quer se sentir forte mentalmente um dos trabalhos mais complicados mas imprescindíveis é dar uma olhada dentro de você e analisar quem é, suas virtudes e seus defeitos. Conhecer-se profundamente, respeitar-se e amar-se são aspectos fundamentais para estar forte e sentir-se seguro de si mesmo. Tudo isto tem uma palavra exata: autoestima. Trabalhar a autoestima é um aspecto essencial para ir adiante sem exigir de si mais do que pode chegar a fazer. Muitas pessoas sonham com ser alguém que, no fundo, sabem que nunca poderão ser, por isso é importante fazer um exercício de autoconsciência e aceitar-se como é. Só assim poderá desfrutar de uma saúde mental ótima e à vontade.

Como fortalecer a mente - Passo 6
7

Uma das formas mais difundidas ultimamente para conseguir fortalecer a mente é a meditação. Concentrar-se em si mesmo, olhar para dentro e perceber os estímulos internos é um bom exercício que consegue melhorar o rendimento cerebral. Além disso, esta prática também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, a melhorar a capacidade de concentração e a melhorar a circulação sanguínea do cérebro. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os benefícios da meditação para a saúde.

Aumentar a circulação sanguínea do cérebro e mais. Quando estiver meditando, concentre-se nas ideias de relaxamento, calma e tranquilidade.

Sugestão: 23 perguntas de lógica com respostas

Como fortalecer a mente - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fortalecer a mente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fortalecer a mente

O que lhe pareceu o artigo?

Como fortalecer a mente
1 de 8
Como fortalecer a mente

Voltar ao topo da página