Benefícios da universidade

Como fazer carteira de estudante

Como fazer carteira de estudante
Imagem: documentodoestudante.com.br

Vida de estudante não é fácil. É uma correria incansável: trabalhos para fazer, provas para estudar, trabalhos de conclusão, etc. E quando além de estudar é preciso trabalharem para pagar as contas? Não sobra quase nada para o “cineminha”.

Porém, nessa etapa da vida os estudantes contam com um recurso importante para poder desfrutar de momentos de cultura e lazer, com custos mais acessíveis. Esse recurso é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), que garante a famosa “meia-entrada” em eventos de entretenimento, cultura, lazer e esporte. Esse recurso, e o consequente benefício por ele concedido ao portador, está amparado pela Lei 12.933/2013. Nela, são apontados os órgãos autorizados para a emissão da carteira de estudante.

Devido à popularidade e relevância do serviço prestado em território nacional, os órgãos UNE, UBES e ANPG se tornaram referência para emissão da carteira do estudante.

Para ajudar os estudantes na obtenção desse direito, em umComo preparamos uma lista de requisitos para adquirir a Carteira Nacional de Identificação Estudantil, também conhecida como carteira de estudante.

Também lhe pode interessar: Como fazer medicina na Bolívia

Índice

  1. Como solicito a Carteira de Estudante
  2. Quem pode solicitar a Carteira de Estudante?
  3. Quais os documentos necessários, e como enviá-los?
  4. Quando começo a usufruir os benefícios da meia-entrada?
  5. Considerações gerais

Como solicito a Carteira de Estudante

As solicitações podem ser feitas através deste site, após a realização de um cadastro com informações do estudante e da instituição na qual está matriculado. Depois de verificados os dados informados, a carteira será enviada para o endereço informado no cadastro.

Quem pode solicitar a Carteira de Estudante?

Alunos do ensino fundamental, médio, ensino superior e pós graduação, devidamente matriculados em instituição de ensino reconhecida pelo MEC. A idade mínima para solicitação da carteira de estudante é aos 6 anos de idade. Nos casos necessários, os responsáveis podem solicitar o documento estudantil para o aluno.

Quais os documentos necessários, e como enviá-los?

Para a solicitação da Carteira de Estudante, são necessários:

  • 1 foto ¾;
  • Documento oficial (RG, CPF, CNH, RNE ou passaporte);
  • Comprovante de matrícula (declaração de escolaridade ou boleto pago/autenticado).

Os itens acima deverão ser digitalizados e inseridos nos respectivos campos no momento do cadastro.

Quando começo a usufruir os benefícios da meia-entrada?

Ao final do cadastro de solicitação da Carteira de Estudante definitiva, será emitido um documento provisório, que pode ser impresso e, apresentado juntamente com documento de identificação, garante ao aluno os mesmos benefícios do documento definitivo, enquanto este não for entregue ao beneficiário. Com o desbloqueio do documento definitivo, o provisório perderá sua validade.

Considerações gerais

O documento definitivo será válido da data de emissão até o último dia de março do ano seguinte. Possui validade em todo o território nacional e não precisa ser acompanhado de outro documento para dar direito à meia-entrada a seu titular. Se ao término de uma vigência o titular não estiver mais vinculado a uma instituição de ensino, perdendo a condição de beneficiário da Carteira de Estudante, o estudante perderá o direito de renovação do documento.

Deseja mais informações sobre serviços aos estudantes? Confira as dicas de umComo sobre o PROUNI.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer carteira de estudante, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Thiago Wikaro barbosa Moreira
Quanto tempo demora p chegar
thaylany cleveston
quanto tempo demora pra chegar??
Imagem: documentodoestudante.com.br
Como fazer carteira de estudante