Partilhar

Como eram as eleições em Roma

Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eram as eleições em Roma

Conhecemos seus Ditadores e Príncipes, vemos suas estradas, aquedutos e casas de banho, sabemos os nomes de seus generais e até de alguns dos seus escravos, mas entendemos realmente como os romanos viviam como eram? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como eram as eleições em Roma.

Passos a seguir:
1

Ao contrário de praticamente todas as sociedades em seu entorno Roma era uma democracia, elegia seus principais representantes e se orgulhava disso, como hoje nos orgulhamos também da nossa liberdade, esse, assim como muitos outros, é um sentimento que herdamos diretamente deles, daí ser importante percebermos como eram as eleições em Roma para depois percebermos como funcionam as nossas eleições atualmente.

2

A principal eleição era para Cônsul, líder máximo da República e comparável hoje as nossas eleições presidenciais. As maiores diferenças entre os Cônsules e nossos presidentes é que eles tinham um mandato de apenas um ano e nunca assumiam sozinhos, mas sim eram eleitos em pares. Essas características são uma herança do fim da monarquia e um desejo dos Patrícios, os romanos ricos e proprietários de terra, de participar do poder e evitar que uma só pessoa pudesse exercer o poder máximo.

3

O voto, no entanto, estava longe de ser universal, era censitário e hierárquico, se organizando através das centúrias.

As centúrias eram divididas em 193, de acordo com a propriedade de seus membros, sendo dezoito para os oficiais, ou cavaleiros, sendo seis dessas exclusivas para patrícios, cento e setenta de alistados, a infantaria, sendo divididos meio a meio entre seniores e juniores, e as ultimas cinco para o resto da população.

Cada centúria tinha direito a um voto e as eleições eram em ordem decrescente de riqueza, com a centúria de oficias votando primeiro, seguido pela infantaria, organizadas conforme as suas posses, e por último as últimas cinco centúrias. Como as eleições eram decididas por maioria simples, nesse caso, noventa e três, tornava o voto da plebe praticamente desnecessário.

Era uma estrutura criada para refletir a sociedade romana, uma vez que a plebe, a população mais pobre, não poderia nem se candidatar ao cargo de cônsul, privilégio exclusivo dos patrícios.

Em 251 a.C. uma reforma modificou essa estrutura para dividir melhor o poder de voto e alterou o número de centúrias e sua estrutura. Agora eram 373 centúrias, ampliando o número de centúrias da infantaria para 350, uma vez que elas representavam as 35 tribos que compunham Roma.

4

Agora, mais do que nunca, é importante entender duas coisas: as divisões dos romanos em tribos e como funciona a infantaria romana nessa época.

As tribos são uma divisão geográfica do povo romana, agrupando-o por local de moradia, seja na cidade (4 tribos) ou no campo (31 tribos).

A infantaria romana se dividia de acordo com a seu equipamento, sendo a primeira classe com armadura completa e armas de qualidade, depois com armaduras cada vez mais simples até o mínimo de equipamento. É importante entender que nessa época cada soldado pagava pelo próprio equipamento, o que queria dizer que estar na primeira categoria implicava, necessariamente, ter mais recursos financeiros.

Esse novo modelo fez com que, ainda que os mais pobres não votassem ao menos as infantarias mais leves tivesse algum peso, já que agora eram necessários os votos de 187.

Isso mudaria drasticamente com as reformas marianas em 107 a.C., que alteraram profundamente o exército romano, uma vez que, pela primeira vez, permitiu que pessoas sem propriedades se alistassem ao criar um equipamento padrão fornecido pela própria legião.

Essa mudança levou as eleições o mais próximo que Roma chegou de ter voto popular, ainda que a ordem fosse mantida, mas durou pouco, uma vez que no ano 27 a.C. Augusto transferiu todo esse poder ao Senado após se tornar o primeiro imperador romano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eram as eleições em Roma, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como eram as eleições em Roma

O que lhe pareceu o artigo?

Como eram as eleições em Roma
Como eram as eleições em Roma

Voltar ao topo da página