PARTILHAR

Como calcular o volume de uma esfera

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o volume de uma esfera

Uma esfera é um sólido de três dimensões sem base, sem margem, sem vértices e com uma face. Uma esfera é um corpo redondo com todos os pontos da sua superfície à mesma distância do centro.O volume de uma esfera deve ser sempre medido em unidades cúbicas, uma vez que estamos a medir as três dimensões espaciais. Assim sendo, se quer saber como calcular o volume de uma esfera continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como calcular o volume de um cubo
Passos a seguir:
1

A fórmula para calcular o volume de uma esfera é: V = (4/3) (π) (r³)

No entanto, será muito mais fácil ver um exemplo para perceber como se aplica a fórmula, assim sendo, suponhamos que devemos calcular o volume de uma esfera cujo diâmetro é de 28 centímetros.

Tudo o que precisa fazer agora é ligar qualquer informação que o problema lhe dá, com a fórmula.

Como calcular o volume de uma esfera - Passo 1
2

Para começar, sabemos que o diâmetro da dita esfera mede 28 cm. Mas, o que tem a ver o diâmetro com tudo isto? Então, a metade do diâmetro chama-se raio.

Neste caso, o raio é de 14 cm, ou seja, metade de 28. Tenha em conta que se o raio já for dado, então não é preciso dividir o diâmetro. Agora só tem que substituir estes valores na fórmula e realizar as operações.

3

Lembre-se que a ordem de prioridade de operações diz que primeiro deve calcular as potências e depois as multiplicações. Além disso, na fórmula também deverá fazer multiplicações com fração.

Assim sendo, ao calcular o cubo de 14 obtemos o resultado de 2744 e, por sua vez, substituímos também o valor do número do Pi por 3,14 para assim poder realizar a multiplicação completa.

Como calcular o volume de uma esfera - Passo 3
4

Feito! Assim que fizer todas as multiplicações, irá chegar à conclusão de que o volume de uma esfera com um raio de 14 cm é de 11.488,213 cm³. Lembre-se sempre de ter cuidado com as unidades de medida em que faz os cálculos, e a unidade de medida cúbica do resultado final.

Veja agora como calcular o volume de outras figuras geométricas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o volume de uma esfera, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se tiver alguma dúvida não hesite em dizer-nos através dos comentários deste artigo!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular o volume de uma esfera
1 de 3
Como calcular o volume de uma esfera

Voltar ao topo da página ↑