Porcentagens

Como calcular uma percentagem

Como calcular uma percentagem

Tem de calcular outra vez uma percentagem e não se lembra da fórmula? Se como eu, não é muito habilidoso com as fórmulas mas precisa de as utilizar diariamente, não se preocupe, é muito fácil, a seguir em umComo.com.br mostramos-lhe como calcular uma percentagem com uma regra de três simples.

Vai precisar de:

  • Papel
  • Lápis
  • Calculadora

Passos a seguir:

1

Numa regra de 3 temos 3 valores conhecido e um valor que queremos encontrar, os valores conhecidos são o "A", "B" e "C", o valor que queremos conhecer é o "X". A relação dos ditos valores é: A está para B, assim como C está para X. Em que X é o valor que precisamos de encontrar.

Como calcular uma percentagem - Passo 1
2

Vejamos o seguinte exemplo: fizemos um inquérito aos alunos de uma turma de 25 alunos sobre a qualidade dos professores, e 8 pessoas responderam que não gostam do seu professor. Qual a percentagem de alunos da turma que não gosta do professor?

3

Neste caso temos que 25 = 100% (25 alunos são cem por cento da turma). E queremos calcular a percentagem de respostas negativas (8 alunos disseram que não gostam) sobre o total de alunos (25). A fórmula a aplicar é: (número de respostas negativas * 100) / total de alunos, ou seja, (8 x 100) / 25 = 32.

Como calcular uma percentagem - Passo 3
4

Acrescentamos o símbolo de % ao número obtido, e já temos o resultado: São 32% dos alunos da turma que não gostam do seu professor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular uma percentagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Lembre-se que é muito importante indicar as unidades dos resultados obtidos, neste caso a %.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Clara
Muito obrigado! Me salvo, tenho prova semana que vem e irá cair exatamente isso! :)
1 de 3
Como calcular uma percentagem