Amamentação

Como amamentar com mamilos invertidos

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 novembro 2019
Como amamentar com mamilos invertidos

Mulheres que possuem os chamados mamilos invertidos, ou seja, que têm o bico do seio voltado para dentro, podem achar que não conseguem amamentar o seu filho, mas é possível sim. Para tanto, existem algumas técnicas que facilitam o procedimento. Veja como amamentar com mamilos invertidos de modo prático e sem dor com as dicas que o umComo.com.br tem para dar a você sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Causas da dor nos mamilos
Passos a seguir:
1

Quando a mulher possui os mamilos invertidos, o bico do seu seio é virado para dentro e, por isso, as mulheres quando engravidam e chega a hora de dar de mamar ao seu bebê podem achar que terão dificuldade em executar a tarefa ou que mesmo não poderão amamentar os seus filhos. No entanto, segundo especialistas, não tem que se preocupar e é possível sim amamentar com mamilos invertidos.

Como amamentar com mamilos invertidos - Passo 1
2

Na realidade, a situação é facilitada porque nas semanas que antecedem o parto e mesmo depois de dar à luz é normal que as mulheres fiquem com os mamilos mais salientes, o que vai tornar a amamentação mais fácil, mesmo a quem possui os mamilos invertidos. Além disso, vale lembrar que o bebê para conseguir sugar o leite deve abocanhar não apenas o mamilo mas uma área maior da mama. De qualquer forma, a mãe com mamilos invertidos pode girar o mamilo com os dedos para que eles fiquem mais salientes.

3

Outra dica é para quando a mama estiver muito cheia de leite, pois nesse momento, é normal que o mamilo fique menos saliente. Nesse momento, a mãe pode tirar um pouco de leite com uma bomba ou mesmo de forma manual. Usar a bombinha também pode ajudar a deixar o mamilo mais saliente mesmo quando não houver leite demais na mama. Nesse sentido, o que também ajuda é usar uma seringa de 20 ml. Para tanto, é preciso fazer o procedimento várias vezes ao dia, ao longo de 30 segundos. Quando a mulher usar a seringa antes de amamentar pode prolongar o processo por um minuto.

4

As conchas protetoras para seios também podem ser úteis, as quais devem ser usadas por 30 minutos antes da amamentação. Outra dica é colocar um pouco de gelo nos mamilos, para que a temperatura os estimules e assim o mamilo fique mais proeminente. É importante ainda que a aréola esteja macia, o que vai facilitar ao bebê sugar o leite. Para tanto, uma forma de amaciar é massageando o seio antes de alimentar o seu filho.

5

Ainda durante a gravidez é possível tomar algumas medidas para facilitar a amamentação, como é o caso da massagem nos seios, usando os exercícios de Hoffman. Para tanto, é preciso colocar o polegar e o dedo indicador na base do mamilo, mas em lados opostos. Depois, basta apertar, com suavidade, o mamilo para dentro e puxar para fora. Para surtir os efeitos esperados, a gestante deve repetir o exercício cinco vezes todos os dias, de preferência, no último mês de gravidez, sempre de manhã cedo.

Como amamentar com mamilos invertidos - Passo 5
6

Outra opção para as futuras mamães é usar as conchas plásticas, que têm a função de corrigir os mamilos invertidos. Elas possuem uma parte em formato de anel com acabamento em silicone e um buraco no meio, onde o mamilo se deve encaixar, afim de projetá-lo, já que a pressão sobre a aréola, mesmo que suave pode promover essa mudança. Porém, é importante lembrar que os mamilos não devem ser estimulados em excesso na gestação, pois quando isso ocorre o útero se contrai, o que pode ser perigoso para o bebê.

Leia também: Como fazer uma almofada de amamentação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amamentar com mamilos invertidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como amamentar com mamilos invertidos