Incenso

Como acender incenso

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 6 maio 2021
Como acender incenso

O incenso, do latim incensum, significa "queimar". Esse item feito de resina ou pó é obtido a partir de essências naturais presentes em plantas, raízes, sementes ou flores. Por meio da combustão, o incenso natural emite uma fumaça aromática que tradicionalmente tem sido uma fonte de poderes de cura e purificação desde os tempos antigos. Em muitas ocasiões, colocar incenso em casa não é apenas gratificante, mas também agradável. A fumaça do incenso relaxa o sistema nervoso, ajudando-nos a combater os sintomas de depressão ou ansiedade.

No umCOMO, vamos te explicar como acender incenso em casa, para que ele serve e alguns conselhos práticos.

Também lhe pode interessar: Para que serve o incenso

Índice

  1. Acender incenso em casa é bom?
  2. Para que serve o incenso
  3. Como acender incenso em casa: dicas e passo a passo
  4. Como acender incenso em grão: com e sem cervão

Acender incenso em casa é bom?

Embora proveniente de elementos 100% naturais, a fumaça do incenso, como qualquer outra, não está isenta de ser prejudicial aos pulmões. Nesse caso, a fumaça que o incenso exala pode ser até mais prejudicial ao nosso corpo do que a do tabaco, pois também consegue penetrar em nossos pulmões e, portanto, prejudicá-los. Algumas das consequências da fumaça do incenso podem ser doenças graves, como câncer.

Porém, os estudos já publicados sobre os efeitos da fumaça do incenso são pouquíssimos e, além disso, não foram realizados em humanos, mas em animais - por isso os dados não configuram um perigo determinante. No entanto, os especialistas apontam uma série de recomendações antes de acender o incenso em casa:

  • Em primeiro lugar, deixe que os espaços da casa estejam bem ventilados antes de acender o incenso. Uma ventilação adequada é a melhor maneira de manter o ar em sua casa limpo e livre de toxinas.
  • Além disso, evite se expor diretamente à fumaça do incenso por muito tempo. Uma hora e meia é um tempo mais que suficiente para não perder nenhuma das propriedades e benefícios do incenso sem ultrapassar o limite que pode ser prejudicial à saúde.
  • Dê uma boa olhada na cor da fumaça que sai do incenso. Se a fumaça estiver muito escura, significa que o incenso está muito concentrado, e por isso pode ser prejudicial ao nosso corpo.
  • Por fim, verifique sempre se o incenso que você vai comprar possui um certificado de qualidade. Opcionalmente, você pode se orientar pelo preço: os mais baratos, com certeza, serão os que possuem mais toxinas. Além disso, o incenso sem cor será sempre mais natural, pois conterá menos substâncias químicas e corantes.

Você também deve saber que existem diferentes variedades de incenso, e isso varia de acordo com a origem do produto. O Japão, o Nepal ou o Tibete, por exemplo, são conhecidos por serem os melhores e mais experientes produtores de incenso natural que, além disso, geralmente são de muito boa qualidade. Na Índia, entretanto, tanto o incenso natural de excelente qualidade quanto outras variedades mais sintéticas são produzidos, o que também ocorre em países como China, Tailândia ou Indonésia.

Como mencionamos, você pode se orientar de acordo com o preço dos produtos, e se encontrar incensos naturais a preço justo e de procedência confiável, não hesite em comprá-los, essa é sempre a opção mais recomendada.

Como acender incenso - Acender incenso em casa é bom?

Para que serve o incenso

Uma das principais propriedades do incenso é seu poder relaxante, que afeta positivamente os sistemas nervoso e endócrino. Portanto, faz sentido que, desde os tempos antigos, o incenso seja usado para fins espirituais e religiosos, tanto em cerimônias quanto em residências particulares.

Até hoje, embora a percepção de certos acessórios e itens domésticos tenha mudado, o uso do incenso parece ser muito semelhante ao de suas origens. Em muitas casas, o incenso é aceso para acompanhar desejos e atrair boas energias, por exemplo, em rituais de boa sorte. Além disso, em muitas casas usar incenso é um hábito acompanhado pelo propósito de preencher o espaço com um clima mais acolhedor, de intimidade e paz. O incenso pode ser muito estimulante, portanto, em momentos íntimos, nos quais seu uso é recomendado para aproveitar todas as suas propriedades aromáticas e afrodisíacas.

Se você deseja saber mais sobre os usos do incenso, convidamos você a consultar nosso artigo Para que serve o incenso.

Como acender incenso em casa: dicas e passo a passo

A maneira mais comum e fácil de acender incenso em casa é recorrendo ao que têm formato de vareta. A aparência das varetas de incenso é semelhante à de um palito de churrasco: têm de cerca de 20 centímetros e são feitas de madeira fina, que é quase inteiramente coberta com pó de incenso. Apenas a parte de uma extremidade estará livre, por onde você segura o palitinho, embora também existam incensos que são completamente cobertos pelo pó.

Portanto, você vai precisar apenas da vareta de incenso e de um incensário (ou porta-incenso). Eles podem ser encontrados das mais diferentes formas, mas o importante é que sejam um recipiente no qual o palitinho possa ser encaixado ou apoiado e que, por sua vez, te ajude a recolher as cinzas que caem enquanto o incenso queima. Veja como acender incenso:

  1. Coloque a vareta encaixando sua parte descoberta no pequeno orifício que o porta-incenso possui para esse fim.
  2. Acenda-o na extremidade superior com um isqueiro ou fósforo. Você verá como a varinha começa a mudar de cor com o calor do fogo.
  3. Posicione o incenso e deixe o palito queimar.
  4. Relaxe e aproveite.

Viu como é fácil acender um incenso? Esperamos, então, que essas dicas tenham te ajudado a decidir qual procedimento escolher. Lembre-se de que a qualidade do incenso é importante para sua saúde.

Você também pode usar um acendedor de incenso. São muito fáceis de encontrar no mercado e muito práticos para acender incensos em casa.

Como acender incenso - Como acender incenso em casa: dicas e passo a passo

Como acender incenso em grão: com e sem cervão

As etapas para acender um incenso em grãos são bastante simples, mas geralmente desconhecidas. Caso você vá queimar incenso usando carvão, basta ter um recipiente que resista a altas temperaturas. Já se você optar por não usar o elemento, terá que recorrer a um acendedor elétrico. Veja como acender incenso em grãos usando carvão:

  1. Prepare o recipiente para queimar o incenso. Existem alguns específicos para isso, mas você pode usar qualquer recipiente pequeno que tenha em mãos, desde que seu material seja adequado. O recipiente deve ser de um material que resista a altas temperaturas, como metal, vidro ou argila. Recomenda-se que você encontre um outro recipiente para colocar aquilo que vai usar como acendedor, pois a temperatura ficará muito alta e você não conseguirá tocá-lo. Assim, caso queira movê-lo, poderá sempre fazer isso tocando no objeto que colocou por baixo.
  2. Acenda o pedaço de carvão. É melhor segurá-lo com uma pinça, pois às vezes essas pastilhas vêm com pólvora e, nesses casos, queimam muito rapidamente.
  3. Coloque o incenso em grãos sobre o carvão e abane com a mão ou com um pequeno pedaço de papel ou papelão, para que comece a soltar a fumaça, como quando acendemos uma churrasqueira. Quando o incenso que você queimou acabar, você pode adicionar mais.

Caso você queira queimar apenas o incenso, pode usar também um acendedor elétrico, cujo mecanismo irá substituir o carvão quando aquecido. A seguir, você descobre como acender incenso em grãos sem carvão:

  1. Despeje um pouco de óleo vegetal por cima. É melhor que este óleo seja inodoro, para que não se misture com o aroma do incenso nem o elimine.
  2. Adicione alguns grãos de incenso ao óleo. No caso do incenso em pó, a quantidade será de uma colher de chá.
  3. Na parte inferior do acendedor, coloque uma vela acesa. Em seguida o óleo que vai soltar o aroma do incenso vai começar a esquentar.
Como acender incenso - Como acender incenso em grão: com e sem cervão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acender incenso, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • Organización de Consumidores y Usuarios (2013). Algunos ambientadores, inciensos y aceites emiten más benceno que el tabaco. Organización de Consumidores y Usuarios. Disponible en: https://www.ocu.org/organizacion/prensa/notas-de-prensa/2013/ambientadores. Consultado el 8 de marzo de 2021.
  • Jia-Chen Tung, Wei-Chien Huang (...) (2017). Auramine O, an incense smoke ingredient, promotes lung cancer malignancy. National Library Of Medicine. Disponible en: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28722353/. Consultado el 8 de marzo de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como acender incenso