Cultura espanhola

Características culturais das mulheres espanholas

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Características culturais das mulheres espanholas

As mulheres espanholas são conhecidas pelo seu comportamento decidido e atitude marcante e expressiva. O jeito de se vestirem e de se maquiarem também se destaca, principalmente, devido às cores vivas que integram o seu visual e à variedade de acessórios. Embora em um mundo cada vez mais globalizado as culturas fundem-se, sendo menos percebidos as suas peculiaridades, existem características culturais das mulheres espanholas que perduram até os dias de hoje. Para saber mais sobre o assunto, o umCOMO reuniu informações a respeito do tema. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Tradições culturais da África

Qual a importância do casamento para as espanholas

Assim como em muitos outros países, inclusive, ocidentais, mesmo com as grandes mudanças culturais que marcaram as últimas décadas, ainda existe um grande apego às tradições. Um exemplo é o casamento, que continua sendo o sonho de consumo de muitas mulheres e na Espanha não é diferente. Desse modo, entre as características culturais das mulheres espanholas está o fato de ainda desejarem um companheiro para o resto de suas vidas, de preferência, em uma relação duradoura. Isso é comprovado por meio de levantamentos que indicam que a Espanha é um dos países europeus que conta com as mais baixas taxas de divórcio.

Mas não dá para generalizar, existem muitas mulheres que se adaptaram à nova realidade e preferem deixar o casamento para o segundo plano, uma vez que desejam dar prioridade a sua carreira profissional. Outro aspecto sobre o assunto e que difere de outras nações é que a mulher espanhola continua com o seu sobrenome de solteira, sem ter que adicionar a ele o do seu marido após o casamento. Desse modo, quando nascem os filhos, eles recebem primeiro o sobrenome do pai e depois o da mãe. De qualquer forma, mesmo as mulheres que se dedicam a sua carreira profissional continuam sendo as “chefes da casa”, sendo elas as principais responsáveis pelas atividades domésticas.

No entanto, ainda mais nas últimas décadas, os homens têm ganhado um papel mais importante dentro de casa e eles não apenas ajudam como têm as suas próprias atividades a serem realizadas no ambiente doméstico. Isso também se deve ao fato de, na Espanha, de modo igual a outros países europeus, as domésticas serem consideradas “artigo de luxo”. E mais, pesquisas mostram que os homens espanhóis são mais fiéis do que de outros países, o que colabora para a manutenção da vida em família.

Características culturais das mulheres espanholas - Qual a importância do casamento para as espanholas

Como a mulher espanhola se veste e se comporta

Uma característica marcante da mulher espanhola é o fato delas serem muito preocupadas com o seu visual, sendo assim, a vaidade é um aspecto marcante da sua personalidade. Elas gostam de suas roupas bem coloridas, com a cor vermelha ganhando status de tom mais frequente em suas vestimentas. O vermelho também está em seus lábios e unhas.

Mesmo que o vestuário feminino tenha mudado nas últimas décadas, ele é ainda inspirado nos trajes tradicionais das mulheres espanholas, como as saias rodadas e enfeitadas. A mesma intensidade vista em seus trajes é encontrada em seu comportamento, sendo que o costume das mulheres da Espanha é o de cumprimentar as pessoas com beijos na bochecha, mesmo que seja a primeira vez que se encontram.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Características culturais das mulheres espanholas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Características culturais das mulheres espanholas