Aulas de Geografia

8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 junho 2019
8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul

Ainda que em nossa mente concebamos o Polo Norte e o Polo Sul como dois lugares do planeta muito parecidos, o certo é que apresentam diferenças consideráveis para que os analisemos e conheçamos. Está claro que são lugares frios, onde abunda o gelo e onde a maioria do terreno está desabitado, mas, apesar destas similaridades, existem pontos muito diferenciados entre ambas regiões que são muito curiosos de conhecer. Por este motivo, no umComo vamos descobrir as diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul para que saiba quais são e nunca mais volte a confundir estas duas zonas do mundo ou as trate como se fossem iguais, porque não são!

Também lhe pode interessar: Qual é o maior deserto do mundo

Índice

  1. O Polo Norte
  2. O Polo Sul
  3. Diferenças principais entre o Polo Norte e o Polo Sul

O Polo Norte

Antes de começar com as diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul, vamos analisar as características de cada um dos polos para os conhecer melhor e, assim, poder entender mais amplamente suas diferenças bem como suas semelhanças. Começamos com o Polo Norte.

Trata-se de uma região do mundo que se encontra na parte mais ao norte de nosso planeta. Conhece-se, também, como região ártica e não contém massa de terra, unicamente, se trata de uma massa de gelo que flutua sobre o oceano. O Polo Norte está integrado por diferentes ilhas como as seguintes:

  • Groenlândia
  • Spitsbergen
  • Terra de Francisco José
  • Ilhas Sévernaya Zemlyá
  • Ilha de Wrangel
  • Ilha de Bank
  • Ilha Vitória
  • Ilha de Ellesmere

O Polo Norte está rodeado pelo Ártico e é aqui onde se encontram grandes glaciares e icebergs. Ainda que pareça uma zona pouco habilitada por humanos, a verdade é que é habitada no norte da Escandinávia, Groenlândia ou países ao norte do Canadá.

Entre a fauna mais característica desta região destacam-se os ursos polares que, atualmente, estão em perigo de extinção devido ao aumento do degelo provocado pela mudança climática e o aquecimento global.

8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul - O Polo Norte

O Polo Sul

Agora falamos do Polo Sul e suas características para, assim, compreender as diferenças com respeito ao Polo Norte. Encontra-se na parte mais sul da Terra e pode se conhecer com o nome de Antártida. Trata-se de uma porção de terra gelada pelas baixas temperaturas e conta com glaciares que são quase completos, contém montanhas de gelo e uma temperatura de -25ºC no verão! Assim, o Polo Sul é mais frio que o Polo Norte, aqui encontramos a primeira diferença significativa.

Trata-se de uma zona do mundo que está quase completamente inabitada uma vez que, como já comentamos, o frio é bem mais intenso e o terreno se baseia em altas montanhas de gelo e vales interconectados. Este é também o motivo pelo qual a quantidade de flora e fauna desta região é muito inferior à que encontramos no Polo Norte.

Dentre a fauna mais destacada residente no Polo Sul destacamos os pinguins, animais que unicamente habitam nesta parte do mundo, é seu habitat natural. Não existem povos nem assentamentos de pessoas que vivam nesta zona ainda que, isso sim, pode ser que tenham cientistas realizando investigações dentro de seu campo, mas não residem ali, só estão de forma ocasional para poderem realizar o seu estudo.

Diferenças principais entre o Polo Norte e o Polo Sul

Vejamos então as diferenças entre Polo Norte e Polo Sul:

  • No Polo Sul as temperaturas são bem mais baixas que no Norte e, portanto, conta com camadas de gelo bem mais grossas.
  • No Polo Norte há zonas em que vive gente, mas na zona do Sul praticamente não vive ninguém, exceto grupos de cientistas que vão fazer expedições.
  • No Polo Norte há muito mais variedade de fauna e flora pois as temperaturas não são tão extremas como no Sul.
  • Se falamos estritamente de fauna, encontramos que o Polo Norte é o habitat natural dos ursos polares e o Polo Sul, dos pinguins.
  • A localização geográfica também é uma diferença, evidente, mas diferença afinal de contas: um se encontra no Norte ocupando, assim, a região Ártica e o outro se encontra no Sul, ocupando a região Antártica.
  • A extensão de cada Polo também é significativa, já que a que contém o Polo Sul é bem maior que o Polo Norte.
  • O limite do Polo Norte são os continentes que existem mais ao norte do mundo (Canadá, a parte norte da Rússia, etc.); por outro lado, o limite do Polo Sul é uma ilha que está rodeada pelo glaciar da Antártida.
  • E, para terminar, a última das diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul está em que o primeiro descobriu-se muito antes e, de fato, desde sempre foi habitado por tribos bárbaras de vikings; o Polo Sul, por outro lado, foi descoberto faz pouco tempo e ainda continua sendo estudado.
8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul - Diferenças principais entre o Polo Norte e o Polo Sul

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
8 diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul