Outros Idiomas

Que idiomas se falam na Suíça

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Que idiomas se falam na Suíça

A Suíça é uma nação localizada na Europa Central, popularmente conhecida por dois atributos que a deixaram famosa: o seu delicioso chocolate e o seu magnífico relógio. Além disso, trata-se de um país que conta com uma importante mistura cultural que se reflete de forma muito clara na variedade de idiomas que são falados oficialmente neste país. Você sabe quais são? Em umComo.com.br vamos contar para você que idiomas se falam na Suíça.

Também lhe pode interessar: Que língua se fala na Guiana

Índice

  1. Alemão
  2. Francês
  3. Italiano
  4. Romanche, reto-romanche ou grisão

Alemão

Entre os quatro idiomas falados na Suíça oficialmente, o Alemão é o principal, sendo dominado por mais de 70% da população nascida nesta nação. Trata-se de uma língua muito presente nos meios de comunicação e também o idioma falado em importantes cidades como Zurique ou Berna.

Francês

O Francês é o segundo idioma mais falado na Suíça e uma das línguas oficiais deste país. Ainda que não seja tão popular como o Alemão, pouco mais de 20% dos nascidos neste país utilizam-no como língua materna e outros tantos o dominam por questões principalmente de comércio ou economia. Em cidades como Lausanne ou Neuchâtel o Francês é utilizado como língua habitual.

Italiano

Outro idioma falado na Suíça é o italiano, usado por uma pequena parte da população, mais concretamente por quem habita a cidade de Bellinzona. Ainda que não seja uma língua falada pela maioria dos suíços, é considerado um dos quatro idiomas oficiais deste país culturalmente amplo.

Romanche, reto-romanche ou grisão

O romanche ou reto-romanche, este idioma que talvez muitos nunca tenham ouvido falar antes, é uma das línguas oficiais da Suíça, falado quase de forma exclusiva em algumas regiões do Cantão dos Grisões, motivo pelo qual também é conhecido como Grisão. Trata-se de um idioma que conta com diversas variantes em dialetos e que, devido às poucas pessoas que atualmente o dominam, corre o risco de desaparecer com o tempo. Por este motivo, muitas pessoas que habitam as áreas cujo idioma é falado defendem que seja passado de geração em geração sem desaparecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que idiomas se falam na Suíça, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Que idiomas se falam na Suíça