Cultura Mexicana

Qual o significado das cores da bandeira do México

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 9 agosto 2019
Qual o significado das cores da bandeira do México
Imagem: estevampelomundo.com.br

A bandeira é um dos elementos mais representativos de um país, razão pela qual todos têm uma. Ela expressa valores importantes para essa nação, ao mesmo tempo que homenageia a sua história, fazendo uso de cores simbólicas e figuras. Se você alguma vez se questionou acerca de qual o significado das cores da bandeira do México, este é o artigo ideal para obter sua resposta. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Qual o significado da bandeira da Espanha

Índice

  1. Verde
  2. Branco
  3. Brazão
  4. Vermelho

Verde

O verde é a cor que surge no canto esquerdo da bandeira do México. Esta cor é geralmente associada a um sentimento de esperança e este caso não foge à regra. No entanto nem sempre foi assim pois, em 1821, quando a bandeira foi criada, o verde simbolizava a independência face à Espanha.

Branco

Na bandeira do México o branco simboliza a unidade, ou união do povo mexicano. Outrora a barra branca representava a fé católica, atribuindo um carácter religioso e de devoção à bandeira.

Brazão

Na barra branca é possível observar o brasão de armas mexicano, representado por uma águia devorando uma serpente pousada em um cacto. Essa imagem faz alusão ao povo asteca e à lenda que diz que Huitzilopochtli, seu Deus da guerra, lhes enviou um sinal em forma de águia devorando uma serpente sobre um cacto no local onde deveriam fundar Tenochtitlan, atualmente a Cidade do México.

Qual o significado das cores da bandeira do México - Brazão
Imagem: totoposgastronomiamexicana.wordpress.com

Vermelho

Antes da alteração dos significados das cores da bandeira do México, o vermelho era associado à união entre os espanhóis europeus e o povo indígena, tendo mais tarde vindo a simbolizar o sangue dos heróis nacionais ou o sangue derramado pelos revolucionários na conquista da independência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das cores da bandeira do México, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: estevampelomundo.com.br
Imagem: totoposgastronomiamexicana.wordpress.com
1 de 2
Qual o significado das cores da bandeira do México