PARTILHAR

Por que meu bebê baba tanto?

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 6 maio 2021
Por que meu bebê baba tanto?

De certeza que já se perguntou por que seu bebê baba tanto? As suas roupas, as suas mãos, o seu ombro, tudo fica babado e pegajoso. Os bebês babam, e muito, nos primeiros meses de vida. Muitos pais ficam preocupados com o fato dos seus filhotes babarem tanto, mas fique sabendo que é perfeitamente natural e faz parte do crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Em umComo vamos explicar-lhe por que seu bebê baba tanto e o que pode fazer em relação a esse comportamento.

Também lhe pode interessar: Por que meu bebê chora dormindo

Porque babam?

A tripsina é uma enzina que o pâncreas produz e que atua no processo digestivo. Ela começa a se formar por volta dos quatro meses de idade. Sendo uma enzima demasiado pesada para o organismo dos bebês, eles tentam expulsá-la, através da baba.

É normal os bebês babarem muito, uma vez que estão acontecendo várias mudanças no seu organismo ao mesmo tempo. A erupção dentária é outro processo que gera saliva e ela ocorre aproximadamente a partir dos 3 meses de idade. Os dentinhos estão tentando sair e a gengiva acaba por ficar um pouco irritada, o que provoca a produção de saliva. É a baba do bebê que vai ajudar a lubrificar a boca, para que os dentes saiam com mais facilidade e para que o bebê tenha menos dores.

Um outro fator que contribui para que os bebês babem tanto é o facto de ainda terem dificuldades em engolir de forma correta. Por volta dos dois meses o bebê já produz bastante saliva mas a sua imaturidade neuromuscular não lhe permite engolir toda a saliva que é produzida. Como não conseguem ainda engolir tantas vezes como os adultos, a saliva acaba por sair, babando.

Por que meu bebê baba tanto? - Porque babam?

O que fazer?

Como viu, é normal que os bebês babem muito nestas idades, por isso não há grande coisa que possa fazer. Não fique demasiado preocupada se o seu filhote estiver largando muita baba, porque no fundo faz parte do desenvolvimento da criança. Pode ser um bocado complicado, mas saiba que não precisa ficar preocupada, por isso mantenha a calma. Tente manter a zona do queixo do bebê limpa. Use toalhitas de algodão, para evitar que a pele fique irritada e hidrate bem esta zona. A umidade constante nos lábios, acaba por escorrer para a zona do queixo que pode ficar irritada, devido ao contacto que tem com vários objetos, como a chupeta.

Por volta dos dois anos o bebê já deve saber controlar e engolir a saliva e grande parte dos seus dentinhos já devem ter nascido. Só nessa altura ele vai parar de se babar tanto. Até lá, é importante que tenha paciência e respeite o ritmo de crescimento do seu filhote. Se depois dos dois anos a criança continuar a não conseguir controlar a baba, nessa altura é importante que o leve ao pediatra.

Por que meu bebê baba tanto? - O que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu bebê baba tanto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu bebê baba tanto?
1 de 3
Por que meu bebê baba tanto?

Voltar ao topo da página ↑