menu
Partilhar

Países mais antigos do mundo

 
Por Juliana Ribeiro. 6 fevereiro 2024
Países mais antigos do mundo

Se você está se perguntando quais são os países mais antigos do mundo, vale destacar que entre eles estão Japão, China, Irã, Egito, entre outros. Porém, nem sempre é fácil saber a idade de um país, pois para isso é preciso considerar sua história e organização política para estabelecer comparações com as fronteiras atuais.

No entanto, embora muitos autores não cheguem a um consenso sobre quais são os países mais antigos do mundo, concordam em admitir que San Marino, fundado em 301, é o mais antigo do mundo. Sabe-se que a existência humana remonta a milhões de anos, mas por volta de 6.500 a.C. foi quando as pessoas deixaram de ser nômades e iniciaram seus primeiros assentamentos, que mais tarde se tornaram cidades e até impérios. Portanto, as noções de estados e países independentes são muito mais modernas. Continue lendo este artigo do umCOMO se quiser descobrir os países mais antigos do mundo.

Também lhe pode interessar: Costumes africanos antigos

San Marino – Ano 301

Desde o ano 301 da era Cristã, San Marino é um estado soberano, o que o torna o país mais antigo do mundo. O primeiro passo foi construir uma igreja no Monte Titano, que mais tarde se tornou o centro de uma cidade. San Marino faz parte da península italiana, é um dos menores países que existem, mas possui grande prosperidade financeira, graças ao turismo e à indústria.

Da mesma forma, a sua constituição é uma das mais antigas, datando de 8 de outubro de 1600, mas como nem todas as suas leis estão em ordem, a constituição dos Estados Unidos é considerada a mais antiga.

Países mais antigos do mundo - San Marino – Ano 301

Irã - 550 a.C.

O Irã foi fundado no ano 550 a.C., pelo império Aquemênida, que ficou conhecido como Pérsia, até 1935. Mas, neste império, se estabeleceram grupos pré-inani, como os Elamitas e os Medos, que dividiram as regiões até a constituição de Irã, mas os persas mais tarde assumiram o controle da região.

O Império Persa foi fundado em 550 a.C., depois que Ciro II assumiu o controle dos impérios Lídio, Medo e Babilônico. Alexandre Magno invadiu este império em 330 a.C., de modo que o Irã foi controlado pelo Império Aquemênida. O que hoje é conhecido como Irã moderno foi estabelecido em 1979, depois da revolução iraniana ter conseguido derrubar a monarquia e ter estabelecido a República Islâmica.

Países mais antigos do mundo - Irã - 550 a.C.

Japão – 660 a.C.

Considera-se que o Japão foi fundado em 660 a.C., e seu primeiro imperador foi Jimmu, iniciando assim uma era imperial. Na verdade, esta data é considerada a nacional. O Imperador Jimmu é uma lenda em todo o país; diz-se até que sua mãe é Amaterasu, a deusa do sol, com o nome de Jimmu aparecendo em duas crônicas. Não há evidências exatas da existência de outros imperadores. Alguns pensam que ele é apenas um personagem mítico, mas o país ainda comemora sua ascensão no dia 11 de fevereiro.

Países mais antigos do mundo - Japão – 660 a.C.

Grécia – 880 a.C.

A Grécia é considerada o berço da sociedade ocidental na modernidade. Embora a sua história seja muito mais antiga, considera-se que a sua recuperação começou após a Idade Média, por volta do ano 800 a.C.; os avanços da cultura grega foram importantes para a humanidade, tanto na música quanto na escultura e na tecnologia. Sua invenção mais relevante é a criação da polis, ou cidades políticas.

Países mais antigos do mundo - Grécia – 880 a.C.

Etiópia – 980 a.C.

Acredita-se que os ancestrais dos humanos, Australopithecus afarensis, viveram neste local após examinarem fragmentos de esqueletos, de até 2,9 milhões de anos. Sua história é tão longa quanto interessante. Até 1974 era uma monarquia e é um dos países africanos, talvez o único, que nunca foi colonizado pela Europa, apesar de os italianos terem controlado este país de 1936 a 1941.

Países mais antigos do mundo - Etiópia – 980 a.C.

Geórgia - 1500 a.C.

A sua história começa com o Regino de Cólguida e o de Karlti/Iberia. Ambos foram relevantes na Idade do Bronze da Eurásia. Muitos acreditam que estes reinos eram apenas lendas. Porém, no século XII a.C., estados começaram a ser criados neste país.

Países mais antigos do mundo - Geórgia - 1500 a.C.

China - 2070 a.C.

A primeira dinastia Xia governou a partir de 2.070 a.C. e considera-se que sua história como país começou aqui. Embora não existam fontes bibliográficas que garantam isso, sua existência foi constatada em crônicas históricas. Durante muito tempo, algumas pessoas acreditaram que esta dinastia tinha sido apenas um mito, mas entre 1960 e 1970 foram feitas escavações que revelaram a sua presença. Em 1949 foi criada a República Popular da China, que persiste até hoje.

Países mais antigos do mundo - China - 2070 a.C.

Afeganistão - 3000 a.C.

A civilização do Vale do Indo estabeleceu uma das primeiras cidades do mundo, chamada Mundigak. Os arqueólogos também confirmaram a presença de colônias menores. Com o passar do tempo, muitos povos nômades, vindos da Ásia Central, se estabeleceram, trazendo consigo sua cultura. O Afeganistão estava sob a conquista de Dario I da Pérsia e depois de Alexandre Magno, bem como de outros impérios. Também estava sob domínio britânico, mas em 1973 eles se tornaram uma república presidencial islâmica unitária.

Países mais antigos do mundo - Afeganistão - 3000 a.C.

Índia - 3300 a.C.

O período védico foi estabelecido a partir de 1500 a.C. até 600 a.C., e marcou o início do país como tal. O hinduísmo foi fundado com a civilização védica. Quando a era védica terminou, começou a ascensão do hinduísmo, do jainismo e do budismo, bem como das dinastias. Tal como a conhecemos hoje, a Índia foi fundada em 1947, após conquistar a independência do Império Britânico.

Países mais antigos do mundo - Índia - 3300 a.C.

Egito - 3100 a.C.

Esta civilização começou por volta de 6.000 a.C., quando muitos grupos de coleta e caça se estabeleceram no rio Nilo. Mas, sua primeira dinastia remonta a 3.100 a.C. Para muitos historiadores, o fundador do Egito foi Narmer. Foi invadido em 332 a.C., por Alexandre Magno. Após a revolução egípcia, o Egito que conhecemos hoje foi fundado em 1953.

Agora que você sabe quais são os países mais antigos do mundo, pode estar interessado em conhecer Os países mais caros do mundo e O menor país do mundo.

Países mais antigos do mundo - Egito - 3100 a.C.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Países mais antigos do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Países mais antigos do mundo
1 de 11
Países mais antigos do mundo

Voltar ao topo da página