Outros Educação ciências

O que é o antropoceno

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o antropoceno

O Antropoceno é um conceito tornado popular por um cientista químico holandês de seu nome Paul Crutzen, embora tivesse sido criado anteriormente pelo biólogo Eugene Stoermer mas nunca o suficientemente divulgado. Crutzen (Nobel da Química em 1995) tornou o conceito conhecido pelo mundo depois de o ter utilizado para designar o período geológico em que nos encontramos. Antropoceno é originário de duas palavras gregas: Antropos (humano) + Ceno (novo), e significa uma nova Era, a Humana. Ao longo do tempo temos definidos as Eras que o nosso planeta atravessa através da influência de alguma coisa na sua estrutura tanto ambiental como geológica. Questões como idades do gelo, Jurássico e Cretáceo (Era Mesozoica), meteoros, todos eles ocorreram em diferentes Eras. A atual é conhecida como o Cenozoico e iniciou-se há 65 milhões de anos. Se quiser saber mais sobre o que é o antropoceno continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: O que é a troposfera

Índice

  1. A atividade humana
  2. Atitude destrutiva vs Atitude conservadora
  3. Quando surgiu o Antropoceno

A atividade humana

Muitos cientistas de diversas áreas discutem entre si se realmente estamos perante o início de uma nova Era, ou se simplesmente ela já se iniciou há mais tempo. No entanto, os geólogos é que têm de definir se realmente houve uma mudança. Isto porque a definição de nova Era pressupõe mudanças e alterações ao nível das rochas, da estrutura geológica da Terra. O que muitos têm argumentado é que a intensidade da atividade humana, principalmente depois da Revolução Industrial e igualmente, depois da II Guerra Mundial afetaram consideravelmente tanto a biodiversidade como os ecossistemas existentes. Desde que o ser humano apareceu que inúmeras espécies animais têm desaparecido, essa influência humana na Natureza é uma das ideias principais na base do Antropoceno. Além do mais, a nossa atividade ao nível das estruturas montadas (ex: cidades) tem vindo a alterar o cenário mundial. Aumentando o contraste entre as áreas naturais como montanhas, florestas e outros, com o asfalto e o betão armado das urbes. Mas será que essas atividades humanas conseguiram ficar cravadas na rocha? Só assim poderemos falar numa nova Era, o Antropoceno. Mas que desde que o ser humano iniciou as suas atividades de agricultura o Mundo nunca mais foi o mesmo, essa ideia ninguém o pode negar. Desde então que a nossa presença no planeta se tem vindo a notar, através do abate de árvores para cultivar, para construção, assim como da destruição de rochas para produzir o concreto e igualmente a mineração em busca de outros materiais.

O que é o antropoceno - A atividade humana

Atitude destrutiva vs Atitude conservadora

Desde a eclosão da Revolução Industrial que o ser humano em busca do lucro e da economia tem vindo a atacar a Natureza de quase todas as formas. A nossa capacidade inovadora e de criação tem vindo a confrontar as forças da Natureza, e temos ganho as batalhas. Montanhas têm sido esburacadas e destruídas, florestas desmatadas, buracos têm sido feitos em busca do "ouro negro" e do carvão, além de minerais como ouro, prata, diamantes e alumínio. As nossas emissões de gases de estufa nos últimos 50 anos têm provado serem capazes de aumentar a temperatura do planeta e provocar o degelo dos grandes glaciares. A altura do mar já subiu 20 centímetros e irá subir ainda mais, o tempo que vai demorar ninguém sabe, contudo se continuarmos neste caminho sem alterar nada, as cidades mais próximas do mar podem mesmo desaparecer. A Natureza não estava pronta para este cenário. Atualmente com a população mundial nos 7 bilhões de pessoas, e a nossa atividade toda, "gastamos" os recursos naturais ainda antes do final do mês de Agosto.

Felizmente algumas convenções entre os países têm dado bons resultados no combate ao aquecimento global. Medidas têm sido tomadas contra o excesso de poluição, tanto aérea como terrestre e marítima. A utilização de recursos não poluentes para produção energética tem vindo a aumentar e cada dia que passa dependemos menos dos combustíveis fósseis. Se formos capazes de direcionar a nossa economia para esse tipo de recursos poderemos mudar o futuro "destruído" do nosso planeta. E com isso talvez, viver em comunhão com a Natureza.

O que é o antropoceno - Atitude destrutiva vs Atitude conservadora

Quando surgiu o Antropoceno

Realmente ainda não está definido quando surgiu o Antropoceno, é um tema ainda em discussão e atualmente foi enviado para a aprovação um projeto por parte de um grupo de acadêmicos em que o Antropoceno se iniciou oficialmente em meados do século passado. Contudo outros cientistas têm uma ideia diferente relativamente ao início da nova Era. Alguns creem que ela se iniciou assim que surgiu o ser humano, com base no seu desenvolvimento até ao momento. Outros afirmam que o Antropoceno se iniciou na altura Neolítica, em que o ser humano deixou a atividade nômada e de caça e passou a atividades sedentárias de agricultura e pecuária. Alguns afirmam que a nova era se iniciou com a Revolução Industrial. E a ideia mais consensual é a de que o Antropoceno se iniciou a partir de 1950. O que sustenta tal ideia? Exemplos como os seguintes:

  • Biodiversidade: A taxa de extinção das espécies. A atividade humana já foi responsável pelo desaparecimento de inúmeras espécies animais e mesmo plantas.
  • Composição da Atmosfera: aumento da quantidade de dióxido de carbono devido à produção de concreto, desmatamento e uso de combustíveis fósseis.
  • Alterações climáticas: o aquecimento global provocado por toda a nossa atividade, desde construção, combustíveis, produção de gases atmosféricos, e mesmo a existência de tantas pessoas no mundo.
  • Mudanças de bacias hidrográficas: as mudanças nos cursos dos rios, da alteração dos locais de sedimentação dos mesmos, as barragens que construímos acabam por provocar secas e inundações em locais que não havia. A rutura de água potável devido aos desperdícios, à poluição e falta de manutenção.
  • Marcas visíveis: existem marcas da atividade humana em geleiras, algumas com camadas de cloro devido aos testes nucleares e igualmente de mercúrio devido ao carvão queimado.
O que é o antropoceno - Quando surgiu o Antropoceno

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o antropoceno, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
joselma Rodrigues da Costa
O que é antropoceno? e como surgiu?
Editor umComo.com.br
Oi Joselma! Pode conferir essas informações no artigo.
1 de 4
O que é o antropoceno