Ensinar um idioma

Ensinar com o método Resposta Física Total (TPR)

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Ensinar com o método Resposta Física Total (TPR)

James Asher, o criador do resposta física total ou TPR, afirma que esta ferramenta de ensino da língua cria autênticos experiências para o estudante durante a aprendizagem de idiomas. Com este método, o professor apresenta o vocabulário e as estruturas em um contexto de comandos e ações, ajudando os estudantes a aprenderem da mesma maneira que um bebê ou uma criança aprendem sua língua materna. Pode-se utilizar esta ferramenta em uma variedade de formas e com diferentes níveis de estudantes.

Vai precisar de:
  • Vários acessórios para obras de teatro.
  • Tiras de papel.
  • As gravações das canções de ação como "Hokey Pokey".
Também lhe pode interessar: O que significa saruê?
Passos a seguir:
1

Comece com os comandos, o que permite aos estudantes permanecer em silêncio. Use TPR para apresentar o novo vocabulário, especialmente os substantivos, verbos, adjetivos e advérbios. Selecione o vocabulário que quer apresentar, a seguir dê instruções aos estudantes, fazendo a ação no princípio: " Fique de pé" "bata palmas". "Feche os olhos." Para substantivos, pode dizer: "Pegue um livro." "Segure um lápis." Faça um modelo da proposta para os estudantes copiarem, mas não traduza. Permita aos estudantes permanecerem em silêncio no princípio, e que comecem a dizer as palavras quando se sentirem prontos.

2

Use esquetes e atuações. No começo o professor faz a atuação, utilizando acessórios tais como peças de roupa ou da casa e cenários tão simples como um desenho de linha rápida em um quadro-negro para representar a cozinha. Mais tarde, os alunos deverão atuar seus próprios dramas. No nível inicial, eles podem ser simples, como preparando-se para a escola. Para os níveis avançados, podem tornar-se mini-obras de teatro, por exemplo, uma discussão em uma mercearia. Para os níveis superiores, incorpore a leitura ou a escrita fazendo com que os alunos escrevam seus diálogos ou sequências.

3

Use TPR para apresentar as estruturas gramaticais. Por exemplo, ensine os plurais, dizendo: "Levante uma mão" "Levante as duas mãos". Ensine preposições utilizando frases como: "Ponha sua mão no joelho. Ponha seu papel em seu caderno.." Ensine o presente contínuo (estou lendo), atuando em uma atividade. Use sua criatividade para encontrar maneiras de ensinar estruturas tais como o tempo passado. Faça um cenário de fundo para o tempo passado, por exemplo escrevendo a data da semana passada em um grande número no quadro-negro.

4

Use TPR para a diversão. Pratique o vocabulário com jogos de ação como "Simão diz", no qual os estudantes obedecem a um comando apenas se vier precedido por "Simão diz". Acrescente música à diversão misturando canções tradicionais como o "Hokey Pokey" que une cada música com comandos de ação. Enquanto os estudantes obedecem às instruções ("Ponha seu pé direito em"), também podem cantar.

5

Adapte TPR à sua classe em particular. Se a classe estudou os sintomas da doença, por exemplo, façam tiras de papel com palavras como "dor de cabeça", "dor de garganta", "dor nas costas", e assim sucessivamente, escrito nelas. Em uma classe avançada, os alunos deverão representar uma história que acabam de ler.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ensinar com o método Resposta Física Total (TPR), recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Atividades para crianças e jogos que podem parecer menores, à primeira vista, podem fazer um grande sucesso nas classes de adultos. A diversão das atividades de TPR ajudará a reduzir o estresse nos estudantes adultos.
  • Organize os estudantes em roda ao sugerir propostas alternativas, como o uso das mãos para "andar" ou "saltar".
  • Esteja certo de que a sala de aula tem espaço suficiente para todos os estudantes para realizar os movimentos com segurança.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Ensinar com o método Resposta Física Total (TPR)