Ensinar os números a uma criança

Como usar um ábaco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar um ábaco

Você sabe como utilizar um ábaco com crianças? Esta calculadora tradicional, que nos permite resolver operações aritméticas simples como adição e subtração, não perdeu nem um pouco de seu charme. Um instrumento muito presente em nossas vidas, inclusive em uma sociedade tão moderna como a nossa, cercada de tanta tecnologia. Por isso, em umComo, recuperamos este artigo tão vintage e explicamos como usar um ábaco com seus filhos.

Também lhe pode interessar: Como ensinar um menino a fazer xixi em pé
Passos a seguir:
1

A forma de segurar este instrumento de origem chinesa é importantíssima. De modo que antes de usar o ábaco, certifique-se de que o coloca, com a parte que contém mais bolas próxima de você, e o lado com menos bolas longe.

2

Outro aspecto que também deve ser considerado é que antes de utilizar o ábaco, os números devem ser introduzidos da direita para a esquerda.

3

Quer utilizar o ábaco para fazer adições? Deslize as contas e acrescente-as as que tiver removido anteriormente. Para fazer subtrações utilizando um ábaco, subtraia as contas que já tinha.

4

Começar a usar um ábaco pode se tornar uma experiência bastante confusa, sobretudo para as crianças da casa. Por isso, em umComo, recomendamos que comece com adições e subtrações simples, até que você e seu filho tenham certa experiência com o instrumento e o dominem por completo. Então, poderão passar para operações aritméticas mais complicadas.

5

E não se esqueça de que existem diferentes tipos de ábacos, alguns mais simples que outros. Em qualquer caso, usar um ábaco pode ser uma forma divertida de ensinar matemática às crianças da casa. De modo que, ainda que seja complicado no início, é uma das formas mais divertidas de aprender a somar e subtrair.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um ábaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar um ábaco