Partilhar

Como se chama o osso do joelho

 
Por Sara Viega. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como se chama o osso do joelho

O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, suportando grande parte do nosso peso e oferecendo-nos o amortecimento necessário quando realizamos atividades físicas como caminhar, correr, saltar, etc. Cuidar deles de forma adequada é muito importante, pois condições como o sobrepeso, o impacto constante ou uma forte pancada poderiam originar lesões que acabam prejudicando a nossa mobilidade.

Grande parte da eficácia dos nossos joelhos como amortecedores reside no seu mecanismo, composto por 3 ossos e 2 discos fibrocartilaginosos que nos permitem realizar rotações, nos impulsionar ou correr com um menor impacto. Sabe como se chama o osso do joelho? Se quiser descobrir continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar tudo para você.

Também lhe pode interessar: Como se chama o osso da bacia

Os ossos do joelho

Por definição, uma articulação é a união de dois ou mais ossos, portanto, e já que o joelho é uma articulação, não está formado por um único osso, mas sim por 3.

Os ossos que o formam são:

  • O fêmur, localizado na região mais distante em relação ao joelho, trata-se do osso que se encontra nas nossas coxas, o mais longo e forte do nosso corpo.
  • A tíbia, localizada na região mais próxima ao joelho, corresponde ao extremo inferior das nossas pernas.
  • Rótula: trata-se de um pequeno osso curto localizado na parte anterior do joelho, articulando com o fêmur.

Os ossos principais que formam o joelho são o fêmur e a tíbia, por sua vez, a rótula é uma espécie de polia na qual vai inserido o terminal do tendão quadríceps femoral. Apesar de ser um osso pequeno é o que nos permite realizar atividades como correr, pular, caminhar, entre outras.

Dicas para cuidar dos joelhos

Como os joelhos são as maiores articulações do corpo e as que suportam mais peso, costumam sofrer uma importante pressão tanto ao realizar atividade física como no nosso dia a dia. Para evitar qualquer lesão no joelho que possa afetar sua mobilidade e comprometer a realização de atividade física, é importante considerar algumas sugestões, por isso recomendamos que você:

  • Mantenha um peso saudável. Lembre-se que os joelhos são os responsáveis por suportar o peso do nosso corpo e quando o mesmo é excessivo estas articulações acabam sofrendo e se lesionando.
  • Realize atividade física de forma frequente para fortalecer a musculatura que rodeia seus joelhos e, assim, reduzir a possibilidade de sofrer lesões. Exercícios como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou fazer atividades de resistência são altamente recomendáveis.
  • Aqueça sempre antes de realizar exercício, especialmente se o mesmo implicar um grande trabalho por parte dos joelhos. Esquentar os músculos é fundamental para garantir uma boa resposta do nosso corpo perante a atividade física.
  • Utilize uns bons tênis que sejam confortáveis, anatômicos e que amorteçam bem seus passos. Isto diminuirá a pressão que os seus joelhos sofrem ao caminhar ou realizar atividade física.
  • Cuide da intensidade com que realiza exercício e evite as mudanças bruscas de velocidade ou postura, o que poderia provocar lesões na região.
  • Lembre-se que se não estiver no seu peso ideal não se recomenda praticar atividades de impacto como correr, pular, jogar futebol ou tênis. Isto poderia afetar suas articulações de forma negativa produzindo lesões não só em seus joelhos como também em seus tornozelos e pés.

Siga estas sugestões e conseguirá manter seus joelhos sempre saudáveis.

Como se chama o osso do joelho - Dicas para cuidar dos joelhos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se chama o osso do joelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como se chama o osso do joelho

O que lhe pareceu o artigo?

Como se chama o osso do joelho
1 de 2
Como se chama o osso do joelho

Voltar ao topo da página