Autoajuda

Como saber se sou uma pessoa altamente sensível

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 maio 2021
Como saber se sou uma pessoa altamente sensível

As pessoas altamente sensíveis são pessoas que antes de mais se movem pelas emoções. Sua intuição está muito desenvolvida e utilizam-na com frequência para tomar as decisões mais importantes da sua vida. Bastante empáticas, põem-se constantemente no lugar dos outros e sabem bem como se sentem. Se quer saber se é uma pessoa altamente sensível, permaneça atento a este artigo, ainda que seja provável que no fundo do seu coração você já saiba.

Ser altamente sensível tem sua parte boa e sua parte má. Como parte má, podemos dizer que se tratam de pessoas que costumam sofrer em excesso, já que são capazes de perceber a dor própria e alheia com toda a intensidade. Como parte boa, têm a capacidade inata de descobrir a essência das pessoas, de aprofundar e se conhecer a si mesmos, o que facilita bastante mergulhar em suas emoções e conseguir um crescimento interior muito elevado. Se suspeita que pode ser uma pessoa altamente sensível, em umCOMO vamos explicar para você as características mais importantes para que tire as dúvidas de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Por que sou uma pessoa tão fria

Índice

  1. Intensidade emocional
  2. Não têm medo da solidão
  3. Empatia e amabilidade
  4. Teste das pessoas altamente sensíveis (PAS)

Intensidade emocional

As pessoas altamente sensíveis sentem tudo com muita intensidade. Isso significa que as emoções positivas são extremamente intensas, incluindo a alegria, a tranquilidade, a esperança ou a felicidade. Por outro lado, as emoções negativas também são vividas muito fortemente. O medo, a dor, a tristeza, a ansiedade... todas elas são vividas fortemente por quem é altamente sensível.

Tratam-se de pessoas intensas emocionalmente, mas equilibradas externamente, ou seja, esse turbilhão faz parte de um processo interior e, muitas vezes, exteriormente não se reflete, por isso passa inadvertido para os outros. Têm uma grande capacidade de introspecção, pelo que, com o tempo, aprendem a se conhecer a elas mesmas e a regular os estímulos para se proteger. Por exemplo, provoca-lhes repulsa os filmes violentos ou de terror, os ruídos ou cheiros fortes ou as atividades intensas e barulho.

Precisam sentir-se seguros, preferem os espaços pequenos, resguardados da luz forte e do ruído para poder se concentrar e render de uma maneira ideal.

Como saber se sou uma pessoa altamente sensível - Intensidade emocional

Não têm medo da solidão

As pessoas altamente sensíveis sentem-se cômodas com sua solidão. Como têm uma vida interior rica e complexa, aprenderam a se sentir cômodos consigo mesmos. Por esse motivo não os assusta a solidão, e sabem desfrutar dela muito bem. A solidão proporciona-lhes calma, tranquilidade, paz interior e domínio dos estímulos externos.

As pessoas altamente sensíveis podem ser introvertidas, de fato, muitas delas o são. As pessoas introvertidas sentem-se mais cômodas com elas mesmas do que em companhia dos outros, o que não lhes impede de se relacionar com outros. Costumam ter um círculo próximo estreito, ao qual se abrem e explicam suas coisas, se caracterizam por pensar antes de falar, pela reflexão ao invés da impulsividade.

Mas nem todas as pessoas altamente sensíveis são introvertidas. Existem algumas que são extrovertidas e têm muitos amigos e conhecidos. De qualquer formam, estas pessoas costumam viver em localidades pequenas ou levar uma vida de bairro e comunicam-se com vizinhos e comerciantes de sua área mais próxima.

Como saber se sou uma pessoa altamente sensível - Não têm medo da solidão

Empatia e amabilidade

As pessoas altamente sensíveis têm uma espécie de sexto sentido para averiguar os sentimentos dos outros e parece que automaticamente sabem o que precisam e o que as faz sentir-se bem. Costumam ser pessoas muito amáveis, educadas e encantadoras.

São extraordinariamente observadores e dão-se conta de coisas que passam despercebidas pelos outros. Mudanças sutis de comportamento, gestos, comunicação não verbal, são especialistas em decifrar os sinais que os outros transmitem de maneira inconsciente. São capazes de sentir a energia que emanam e têm mais tendência a se sentir cômodos ou desconfortáveis dependendo desta, por isso deixam se levar muito pelas primeiras impressões.

Gostam de tratar bem os outros e os fazer sentir-se cômodos, sobretudo porque como gostam de sentir-se eles mesmos. Toleram mal as críticas, as grosserias e a falta de respeito. Magoa-as muito, o que faz com que os outros costumem lhes dizer frases como "não leve tão a sério" ou "é sensível demais". Para evitar as críticas, às vezes tentam agradar em excesso, culpam-se a si mesmos ou tentam evitar a origem do erro para não serem repreendidos.

Como saber se sou uma pessoa altamente sensível - Empatia e amabilidade

Teste das pessoas altamente sensíveis (PAS)

Deixamos para vocês uma lista de características de pessoas altamente sensíveis. Se responde afirmativamente à maioria delas, você provavelmente é uma PAS:

  • Sinto minhas emoções de maneira muito intensa.
  • Reajo emocionalmente com mais intensidade perante os estímulos que outras pessoas.
  • Costumam dizer-me com frequência que sou muito sensível e que levo tudo muito a sério.
  • Custa-me muito tomar decisões e se erro ao tomá-las, fico muito mal.
  • Sou muito observador/a, presto atenção aos detalhes que os outros nem sequer reparam.
  • Adoro ficar sozinho.
  • Não gosto dos filmes violentos.
  • Perturbam-me os ruídos e cheiros fortes.
  • Choro com frequência.
  • As críticas magoam-me muito.
  • Costumam descrever-me como uma pessoa muito amável.
  • Vivo tudo com muita intensidade.
  • Conheço muito bem a mim mesmo/a.
  • Sou muito criativo/a.
  • Desfruto com a música e a arte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou uma pessoa altamente sensível, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se sou uma pessoa altamente sensível