Conflito nas relações

Como pedir desculpas

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 8 outubro 2021
Como pedir desculpas

Um dos piores sentimentos que existem é saber que você magoou alguém de quem gosta. Porém, sabemos que não estamos imunes ao erro e, às vezes, vamos machucar pessoas que não gostaríamos de machucar. O importante é saber como nos desculpar e demonstrar que estamos arrependidos da nossa atitude.

Se você magoou alguém e quer saber como pedir desculpas, no umCOMO trazemos uma série de dicas que podem te ajudar a se desculpar verdadeiramente com alguém e reconciliar a relação com essa pessoa de quem você tanto gosta.

Também lhe pode interessar: Como identificar um cafajeste

Índice

  1. Escute as razões que deixaram a pessoa magoada
  2. Não queira ter a razão
  3. Tome a responsabilidade para si
  4. Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente
  5. Explique o que você estava pensando no momento do erro
  6. Não culpe as circunstâncias
  7. Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa

Escute as razões que deixaram a pessoa magoada

A primeira coisa a se fazer quando você quer se desculpar é entender as razões pelas quais a outra pessoa se magoou. Muitas vezes, machucamos outra pessoa, porque fazemos alguma coisa que para nós não seria motivo de chateação, mas para a outra pessoa pode ser.

Por isso, é muito importante escutar o que a outra pessoa tem a dizer, por que ela se chateou, para, além de compreender os motivos dela, não voltar a repetir o mesmo erro futuramente e precisar se desculpar pela segunda vez pela mesma razão.

Não queira ter a razão

Se você quer se mostrar verdadeiramente arrependido/a, não tente mostrar à outra pessoa que você tem razão no que você fez. Você pode até estar de acordo com as suas ações, já que, como dissemos antes, algo que não nos magoa, pode magoar outra pessoa, mas se ela se chateou e você quer ser perdoado/a, não é momento de querer ter razão.

Tome a responsabilidade para si

Quando você vai fazer um pedido de desculpas é importante lembrar que não adianta dizer: estou te pedindo desculpas porque você se chateou com a minha atitude tal, mas, sim: estou te pedindo desculpas porque a minha ação te magoou.

Qual a diferença entre as duas colocações? Na segunda, você está tomando para si a responsabilidade de ter magoado a pessoa, em vez de jogar para ela a responsabilidade de estar se sentindo chateada. Isso é uma maneira verdadeira de se mostrar arrependido/a e ser empático/a com o sentimento da outra pessoa, sem fazer com que ela se sinta mal por ter se magoado.

Dê preferência a pedir desculpas pessoalmente

Muita gente se pergunta como pedir desculpas pelo Whatsapp, mas saiba que os pedidos de desculpa são melhores quando feitos cara a cara, olhando nos olhos da pessoa. Isso porque com a linguagem corporal você pode falar muito mais do que somente com palavras.

Ao vivo, a pessoa pode não só ouvir como você se arrepende, mas também ver o seu olhar, segurar a sua mão e tantas outras coisas que a tecnologia ainda não nos permite. Mas caso não seja possível fazê-lo pessoalmente e você precise fazer pelo Whtsapp, por exemplo, prefira fazer uma chamada de vídeo e siga as outras dicas do texto, porque, assim, é muito possível que a outra pessoa te perdoe.

Explique o que você estava pensando no momento do erro

Simplesmente chegar e dizer: me desculpa, pode não ser o suficiente para ser perdoado/a. É importante que a outra pessoa veja que você entenda porque cometeu aquele erro e o que você estava pensando na hora de cometê-lo, para que ela veja que o fato de você chateá-la não foi intencional.

Por exemplo, se você se pergunta como pedir desculpas para o namorado, pense primeiro no que você fez e depois explique para ele que você pensou que tal ação sua daria certo e que não o magoaria, mas agora que viu que não funcionou, você sabe que não deve e não vai repetir o que fez.

Não culpe as circunstâncias

Quem nunca ouviu a clássica desculpa "foi mal, tava doidão"? Pois bem, não use-a. Como já falamos anteriormente, faz parte de um pedido de desculpas verdadeiro e empático, tomar a responsabilidade para si. Se você culpa as circunstâncias, é como se você estivesse se eximindo do seu erro, o que abrirá precedentes para que a pessoa pense em não te desculpar, já que ela pode refletir que você sempre usará essa ficha de "a culpa não é minha, mas, sim, das circunstâncias" para seguir cometendo erros.

Saiba que aceitar o pedido é escolha da pessoa

Só você e a pessoa afetada sabem a natureza do seu erro e como ele a afetou. Por mais sincero e verdadeiro que seja o seu pedido de desculpas, você deve lembrar-se sempre que aceitá-lo ou não é decisão única e exclusivamente da pessoa que foi magoada.

Por isso, tenha em mente que, por mais que você se esforce para fazer um bom pedido e que esteja disposto/a a não voltar a cometer o erro, só a pessoa sabe como ela se sentiu e o que ela está disposta a aceitar ou não.

Saiba aceitar caso ela não queira desculpá-lo/a. Não reaja com agressividade ou frustração caso o perdão não aconteça. Pois, assim, você só estará arrumando mais motivos para ter que se desculpar.

Respeite o tempo e o espaço da outra pessoa, pois só ela saberá se poderá te desculpar de coração aberto. Caso contrário, é melhor que cada um siga com a sua vida. Pelo menos, ela saberá que você se arrependeu e se importou o suficiente com os sentimentos dela para fazer um pedido de desculpas.

Se você quer saber como pedir desculpas para o seu irmão ou como pedir desculpas para o seu chefe, nós temos artigos com dicas que podem ser úteis nesses casos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir desculpas, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como pedir desculpas