Outros Ensinar uma criança

Como parar de chupar o dedo

Como parar de chupar o dedo

Chupar no dedo é um reflexo natural de todos os bebés, mesmo antes de nascerem. A sucção age muitas vezes como calmante para as crianças, relaxando eles e fazendo com que se sintam mais felizes. Este comportamento deve parar naturalmente entre os 2-4 anos, mas nem sempre isso acontece. Você não pode forçar o seu filho a parar de chupar no dedo, mas deve preparar ele para eliminar esse comportamento por conta própria. Quando já são crianças maiores a necessidade de parar aumenta e você precisa de arranjar mecanismos para que o estímulo não continue até à idade adulta. Chupar no dedo além de colocar o seu filho numa posição vulnerável pode lhe trazer problemas de saúde. Em umComo damos-lhe dicas de como parar de chupar o dedo.

Também lhe pode interessar: Como ensinar seus filhos a usar o banheiro

Índice

  1. Bebês
  2. Crianças
  3. Adultos

Bebês

Chupar no dedo é um controle de ansiedade para os bebês. É um estímulo natural, que aparece mesmo antes do nascimento. Geralmente, entre os 2-4 anos os bebês deixam de chupar no dedo de forma natural, não precisando de qualquer tipo de correção acompanhada.

No entanto chupar no dedo pode trazer alguns problemas e você precisa estar atento. Crianças que chuchem muito podem acabar por ficar com problemas dentários, nomeadamente desalinhamento dos dentes ou mau desenvolvimento do céu da boca. Mas não é só a saúde da boca do seu bebé que fica em causa. Ao chupar, a pele do dedo acaba murchando ou mesmo rachando e o desenvolvimento da unha é posto em causa, podendo mesmo ganhar infeções no leito ungueal.

Um dos primeiros passos para ajudar o seu bebé a parar de chupar no dedo é descobrir quais são as ocasiões em que ele o faz. Saber o motivo do seu filho ter este comportamento ajuda você a decidir a melhor forma de o ajudar. Muitos bebês chupam no dedo porque estão ansiosos, magoados ou aborrecidos. Não pressione demasiado o seu filho a parar. Forçar não é uma boa técnica com bebês. Mostre que o certo é não chupar no dedo e elogie o seu filho quando ele não o faz.

Como parar de chupar o dedo - Bebês

Crianças

O aleitamento materno promove o hábito de sucção nos bebês, que é eliminado naturalmente quando se aproxima a fase de mastigação. Seria natural parar de chupar no dedo a uma certa altura. Mas a verdade é que existem muitas crianças a abandonar este comportamento tardiamente. Quando isso acontece começa a ser um problema, uma vez que coincide com idades de muito desenvolvimento. O ideal é que as crianças parem de chupar no dedo antes dos dentes anteriores permanentes estarem prontos a cair.

Colocar uma luva ou uma meia na sua mão pode ajudar a corrigir o estímulo. Muitas vezes as crianças nem notam que o fazem, sendo quase como um estímulo involuntário. Ao colocar algo estranho na mão dele, o seu filho vai reparar que o está a fazer e pode evitar continuar.

Em crianças maiores é necessário reforçar os métodos que usa quando eles são ainda bebês. Você não deve forçar o seu filho a parar de chupar no dedo, mas converse com ele sobre a importância de eliminar esse comportamento e arranje métodos em conjunto com ele.

Como parar de chupar o dedo - Crianças

Adultos

Os adultos chupam o dedo exatamente pelo mesmo motivo que chupavam enquanto crianças. Para muitos adultos é uma forma de lidar com o estresse e se sentirem mais confortáveis. Estar ciente de que tem este hábito é o primeiro passo para parar. Depois você só tem de descobrir o porquê de o fazer e em que situações o faz. Desta forma será mais fácil para si encontrar mecanismos que o ajudem a parar de chupar no dedo.

Se chupar no dedo o acalma, experimente arranjar algo que substitua este comportamento em momentos de estresse. Chupar balas, comer um doce, mastigar chiclete, o que o fizer sentir mais confortável. Ao mesmo tempo tente manter as suas mãos ocupadas, se desabituando de levar o dedo à boca. O reforço negativo não funciona muito bem com crianças pequenas, mas pode ser um bom método numa idade mais adulta. Aplique algo com sabor ruim no dedo, que o ajude a não querer chupar nele. Se achar que não consegue mesmo controlar este estímulo, fale com um psicólogo e tente perceber qual a origem do comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de chupar o dedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Lidiane Souza
Gostaria muito de pará de chupa dedo pois tenho 30 anos estou bastante dentusa isso min emcomoda muito as veses tenho vêrgonha de fala em publico se alguém tiver como min ajuda min chama
A sua avaliação:
Cristiane
Já tentei tanto. .e quero muito deixa o vício do dedo... já o tenho a 30 anos. ..já passei por dentistas....nada...psiquiatria. ..psicóloga ...remedias... Mais ainda quero muito deixar.
1 de 3
Como parar de chupar o dedo