Como parar de chupar o dedo

Como parar de chupar o dedo

Chupar no dedo é um reflexo natural de todos os bebés, mesmo antes de nascerem. A sucção age muitas vezes como calmante para as crianças, relaxando eles e fazendo com que se sintam mais felizes. Este comportamento deve parar naturalmente entre os 2-4 anos, mas nem sempre isso acontece. Você não pode forçar o seu filho a parar de chupar no dedo, mas deve preparar ele para eliminar esse comportamento por conta própria. Quando já são crianças maiores a necessidade de parar aumenta e você precisa de arranjar mecanismos para que o estímulo não continue até à idade adulta. Chupar no dedo além de colocar o seu filho numa posição vulnerável pode lhe trazer problemas de saúde. Em umComo damos-lhe dicas de como parar de chupar o dedo.

Bebês

Chupar no dedo é um controle de ansiedade para os bebês. É um estímulo natural, que aparece mesmo antes do nascimento. Geralmente, entre os 2-4 anos os bebês deixam de chupar no dedo de forma natural, não precisando de qualquer tipo de correção acompanhada.

No entanto chupar no dedo pode trazer alguns problemas e você precisa estar atento. Crianças que chuchem muito podem acabar por ficar com problemas dentários, nomeadamente desalinhamento dos dentes ou mau desenvolvimento do céu da boca. Mas não é só a saúde da boca do seu bebé que fica em causa. Ao chupar, a pele do dedo acaba murchando ou mesmo rachando e o desenvolvimento da unha é posto em causa, podendo mesmo ganhar infeções no leito ungueal.

Um dos primeiros passos para ajudar o seu bebé a parar de chupar no dedo é descobrir quais são as ocasiões em que ele o faz. Saber o motivo do seu filho ter este comportamento ajuda você a decidir a melhor forma de o ajudar. Muitos bebês chupam no dedo porque estão ansiosos, magoados ou aborrecidos. Não pressione demasiado o seu filho a parar. Forçar não é uma boa técnica com bebês. Mostre que o certo é não chupar no dedo e elogie o seu filho quando ele não o faz.

Crianças

O aleitamento materno promove o hábito de sucção nos bebês, que é eliminado naturalmente quando se aproxima a fase de mastigação. Seria natural parar de chupar no dedo a uma certa altura. Mas a verdade é que existem muitas crianças a abandonar este comportamento tardiamente. Quando isso acontece começa a ser um problema, uma vez que coincide com idades de muito desenvolvimento. O ideal é que as crianças parem de chupar no dedo antes dos dentes anteriores permanentes estarem prontos a cair.

Colocar uma luva ou uma meia na sua mão pode ajudar a corrigir o estímulo. Muitas vezes as crianças nem notam que o fazem, sendo quase como um estímulo involuntário. Ao colocar algo estranho na mão dele, o seu filho vai reparar que o está a fazer e pode evitar continuar.

Em crianças maiores é necessário reforçar os métodos que usa quando eles são ainda bebês. Você não deve forçar o seu filho a parar de chupar no dedo, mas converse com ele sobre a importância de eliminar esse comportamento e arranje métodos em conjunto com ele.

Adultos

Os adultos chupam o dedo exatamente pelo mesmo motivo que chupavam enquanto crianças. Para muitos adultos é uma forma de lidar com o estresse e se sentirem mais confortáveis. Estar ciente de que tem este hábito é o primeiro passo para parar. Depois você só tem de descobrir o porquê de o fazer e em que situações o faz. Desta forma será mais fácil para si encontrar mecanismos que o ajudem a parar de chupar no dedo.

Se chupar no dedo o acalma, experimente arranjar algo que substitua este comportamento em momentos de estresse. Chupar balas, comer um doce, mastigar chiclete, o que o fizer sentir mais confortável. Ao mesmo tempo tente manter as suas mãos ocupadas, se desabituando de levar o dedo à boca. O reforço negativo não funciona muito bem com crianças pequenas, mas pode ser um bom método numa idade mais adulta. Aplique algo com sabor ruim no dedo, que o ajude a não querer chupar nele. Se achar que não consegue mesmo controlar este estímulo, fale com um psicólogo e tente perceber qual a origem do comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de chupar o dedo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.