Ensinar uma criança a escrever

Como fazer para que meu filho escreva bem

Como fazer para que meu filho escreva bem

A escrita diz muito de cada pessoa e é na infância quando devem ser feitos os maiores esforços para conseguir escrever sem erros ortográficos. Por isso, além das lições do colégio, será importante que incentivemos as crianças a escrever e, sobretudo, a prestar atenção ao que escrevem. Por isso, em umComo, queremos dar algumas recomendações para que saiba como fazer para que seu filho escreva bem.

Também lhe pode interessar: Como ensinar o meu filho a usar o penico
Passos a seguir:
1

Escrever bem não é só não cometer erros ortográfico, mas também será fundamental ajudar as crianças a conseguir uma caligrafia correta, isto é, que a criança faça uma boa letra que possa ser lida sem problema. E hábitos como a forma de pegar no lápis corretamente se adquirem quando somos pequenos, será importante que prestem atenção a isso. Assim, neste outro artigo de umComo, você pode consultar outros conselhos sobre como ajudar as crianças a melhorar a letra.

Como fazer para que meu filho escreva bem - Passo 1
2

Assim, teremos que incutir em nossos filhos o gosto pela leitura, ajudando-os a aprender que ler é imprescindível para o desenvolvimento de todo indivíduo. Por isso, desde pequenos devemos ler livros e contos adaptados para a idade da criança e lhes mostrar o valor desta atividade lúdica.

À medida que crescerem, a leitura lhes ajudará sem dúvida alguma a escrever melhor, já que é uma forma muito eficaz de memorizar como as palavras devem ser escritas.

Como fazer para que meu filho escreva bem - Passo 2
3

Para ajudar o seu filho a escrever bem, você pode recorrer também a jogos que incentivem sua mente a trabalhar com as palavras; sempre deverão ser adaptados à idade da criança e ajudá-la a aprender enquanto joga.

Um bom exemplo pode ser relacionar desenhos com a escrita, propondo-lhe desenhar um objeto, animal, alimento, etc. e escrever também o nome. Podem ser cartões que serão colocados em algum lugar visível ou em uma pasta ordenada e que lhes servirão no futuro para recordar como se escreve cada palavra.

Como fazer para que meu filho escreva bem - Passo 3
4

Para crianças maiores, será muito útil fazer ditados: leia pausadamente um texto que eles deverão ir escrevendo. Uma vez terminado, corrija os erros ortográficos que existirem e os discuta para aprender qual deve ser a forma correta de escrever cada palavra.

Assim, para evitar que volte a escrever errado essas palavras e retenha a forma correta, será bom escrever a correção várias vezes, bem como ensiná-lo regras ortográficas que expliquem o porquê de seus erros. Aqui podem ser encontrados outros conselhos sobre como escrever sem erros ortográficos.

Como fazer para que meu filho escreva bem - Passo 4
5

À medida que os seus filhos crescem, é fundamental mostrar a importância do uso de dicionários para que aprendam a escrever corretamente. Deste modo, deverão entender que esta é a obra ou livro de referência para procurar tudo aquilo que não sabem como se escreve, e que poderá lhes ajudar muito.

Atualmente, o uso de dicionários digitais ou online poderá facilitar muito a tarefa, já que se trata da versão mais atualizada e incluirá termos de recente criação que podem gerar dúvidas na hora de escrever.

Como fazer para que meu filho escreva bem - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para que meu filho escreva bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
NELCI REIS
MEU NETO ESTÁ NO SEXTO ANO E ESCREVE MUITO ERRADO. COMO POSSO AJUDÁ-LO>
1 de 6
Como fazer para que meu filho escreva bem