Partilhar

Como fazer mapas mentais

 
Por Lucas Baptista. 24 abril 2017
Como fazer mapas mentais

O cérebro humano é capaz de quase tudo. Não, não é aquela coisa de superpoderes que você vê nas histórias em quadrinhos, mas ele consegue ler pensamentos, se reconstruir de acordo com a necessidade que o corpo exige e, principalmente, fazer conexões. Isso significa: associar uma coisa à outra para que você consiga aprender algo a longo, ou a curto prazo. Aí é que está a chave do sucesso. Usar as preferências do cérebro a favor da aprendizagem. É dessa forma que surgem os mapas mentais. Você coloca um tópico central de um tema no meio de uma folha e espalha as conexões para fora. É tipo um desenho mesmo que deixa tudo conectado e facilita a absorção do conteúdo. Gostou da ideia? Então aprenda neste artigo do umComo como fazer mapas mentais!

Também lhe pode interessar: Como fazer um mapa conceitual

Material para fazer o mapa mental

Fazer mapas mentais não é nada difícil. Você vai precisar de um espaço em branco, uma folha A4, por exemplo, que você consegue colocá-la deitada e aproveita mais para explorar o espaço. Outro material importante é a caneta, que te ajuda a desenvolver suas ideias com mais rapidez, coisa que um lápis não vai te ajudar, porque com certeza você vai tentar apagar algo para deixar mais bonito. Por último, pegue lápis de cor, giz de cera ou canetas de colorir. Eles vão ajudar e muito na hora de separar as ideias que surgirão.

Como fazer mapas mentais - Material para fazer o mapa mental

Como fazer o mapa mental

Comece a fazer o seu mapa mental. Escolha um tema e coloque no centro da folha. A partir dele, comece a puxar linhas, cada linha será um subtópico do seu tema. Exemplo: “trabalho” é o tema e um subtópico vai ser “dinheiro”, a partir de dinheiro você cria outro subtópico. “Tarefas”, por exemplo. Assim, você vai ramificando outras associações conforme elas forem ficando mais específicas.

Calma, não é tão simples assim. Não vai sair escrevendo um monte de frases e informações aleatórias, porque isso vai fazer você se perder. Use sempre palavras-chave dentro do assunto que você propôs. Feito isso, utilize as cores e tente fazer com que elas signifiquem algo. Marque o "dinheiro" com amarelo para especificar que ali é onde você tem que ter atenção para desenvolver o resto do mapa mental e para manter o foco nele. Dessa maneira, toda vez que você pegar seu mapa, verá a cor e saberá quais as conclusões tirou daquilo. Ah, desenhe objetos no papel. Faça uma moedinha no dinheiro, por exemplo, isso facilitará quando você precisar memorizar! Se você precisa saber como exercitar a memória, confira esse artigo.

Como fazer mapas mentais - Como fazer o mapa mental

Onde buscar informações para o mapa mental

Ok, entendi, mas de onde tiro as informações para fazer mapas mentais? Fácil. Você vai buscar tudo em livros, vídeos, aulas ou qualquer tipo de mídia que te agregue conhecimento. Se for buscar em livros, por exemplo, vai ter a facilidade de conseguir fazer anotações e sempre terá algo novo a adicionar no desenho.

Não se esqueça também que você é uma pessoa muito inteligente e com bastante conhecimento. Então busque informações da sua cabeça também. Trabalhe sua memória e coloque no papel o que você já conhece sobre o assunto. Tudo isso fará com que sua mente reorganize referências que já estão dentro do seu cérebro e, quando tudo estiver no papel, vai ficar mais simples de associar o tema sempre. Se você não está se sentindo muito confiante, descubra quais são os melhores exercícios para o cérebro nesse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mapas mentais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer mapas mentais

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer mapas mentais
1 de 3
Como fazer mapas mentais

Voltar ao topo da página