A igreja cristã

Como é a cerimônia do batismo cristão

Como é a cerimônia do batismo cristão

O batismo cristão é uma cerimônia de celebração onde se verte água sobre um bebê, normalmente com a finalidade de invocar a Santíssima Trindade: o Pai, Filho e o Espírito Santo. As pessoas que recebem o batismo tornam-se participantes da morte e ressurreição de Jesus Cristo, passando a fazer parte da Igreja como membro vivo do Corpo Místico de Jesus. Dependendo da Igreja o batismo é celebrado, a ordem ou a extensão da cerimônia pode variar um pouco, mas em geral, costuma durar uma hora, e consta de diversas etapas. Em umComo.com.br explicamos Como é a cerimônia do batismo cristão.

Também lhe pode interessar: Deveres do marido segundo a bíblia

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, o sacerdote dá as boas-vindas ou acolhida dos pais e padrinhos do bebê (ou pessoa a ser batizada), pronuncia umas palavras e pergunta o nome do bebê para batismo. Os pais devem admitir que desejam batizar seu filho e que o educarão na fé. Além disso, os padrinhos devem confirmar que ajudarão os pais nessa tarefa.

2

A seguir, a cerimônia do batismo cristão segue com o sacerdote que faz o sinal da cruz sobre o bebê, dando-lhe as boas-vindas à comunidade cristã. Os pais e padrinhos devem fazer o mesmo.

3

A seguinte etapa é a Liturgia da palavra , onde o sacerdote proclama a palavra de Deus enquanto os assistentes escutam sentados.Posteriormente começa a etapa de Celebração do Sacramento do Batismo , que inclui as seguintes fases:1. Ladainha dos Santos2. Oração de Exorcismo3. Unção Pré-batismal4. Bênção e invocação a Deus sobre a água5. Renúncias e profissão de fé6. Batismo7. Unção com o crisma8. Imposição da veste branca9. Entrega do círio

4

A última etapa é a finalização da cerimônia do batismo cristão, onde todos os assistentes rezarão um Pai-Nosso e o sacerdote abençoará a todos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a cerimônia do batismo cristão, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Neuza Tardim
Gostaria de saber quais os passos para o batismo de adultos na sabado Santo. E como proceder na apresentação nos 4 domingos que antecede o sabado santo. Isso esta no Rica.? Aguardo resposta.
Patricia Aline g Santos
Bom obrigada pelo espaço de poder falar! Tenho três filhos porém a mais velha e batizada ela tem 12 anos e minha outra não é batizada tem 7 anos vai completar 8 anos em novembro,quero poder batizar ela é também meu filho de 2 anos como posso fazer meus filhos mora com os avós não sou casada sou solteira e , Quero batizados juntos no caso minha filha do meio e filha de um homem que desapareceu não tenho contato com ele como pode me ajudar?!
Como é a cerimônia do batismo cristão