Partilhar

Como calcular um tanto por cento

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 26 janeiro 2017
Como calcular um tanto por cento

Tem de calcular um tanto por cento de uma quantidade e não se lembra como se faz? Não se preocupe, porque embora as percentagens possam assustar à primeira vista, não são assim tão complicadas. Só tem que fazer umas operações matemáticas muito simples para descobrir o resultado dessa percentagem. Em umComo.com.br dizemos-lhe os passos a seguir para calcular um tanto por cento.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Quando falamos de um tanto por cento referimo-nos à "quantidade de rendimento útil que têm 100 unidades de algo no seu estado normal! e representa-se pelo símbolo %.

2

Ao calcular um tanto por cento, podem nos fornecer a percentagem em questão e o valor sobre o qual a devemos aplicar. Por exemplo, suponhamos que devemos calcular 30% de 1200.

3

Para calcular este tanto por cento, multiplicamos o número da percentagem pela quantidade.

30 x 1200 = 36.000

4

A seguir, será necessário dividir o resultado anterior por 100:

36.000 / 100 = 360

5

Desta forma, já calculamos o tanto por cento e podemos dizer que 30% de 1200 é 360.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular um tanto por cento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como calcular um tanto por cento

1 comentário
Silvana Maria
muito prático a forma explicativa de percentagem, tive uma base matemática muito ruim, tenho dificuldades em exatas até hoje....

Como calcular um tanto por cento
Como calcular um tanto por cento

Voltar ao topo da página