Calcular a probabilidade

Como calcular a probabilidade de alguma coisa acontecer

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a probabilidade de alguma coisa acontecer

A probabilidade é uma medida estatística que mostra a probabilidade de ocorrer alguma coisa. Pode ouvir exemplos de probabilidade diariamente, tais como um meteorologista que descreve uma probabilidade de 75 por cento de chuva, ou um apresentador de noticiário citando uma em 10 milhões de chances de ganhar a lotaria. A probabilidade de ocorrer um evento é uma fração ou uma percentagem em 0 e 1. Um evento que é garantido de acontecer tem uma probabilidade de 1. Um evento impossível de acontecer tem uma probabilidade de 0.

Passos a seguir:
1

Determine o número de possíveis resultados favoráveis num acontecimento, que são os resultados para os quais pretende conhecer a probabilidade de acontecerem. Por exemplo, o número de possíveis resultados favoráveis de tirar um número par, com um lançamento de um dado de seis faces é de 3, podemos tirar um 2, 4 ou 6.

2

Determine número total de resultados para o acontecimento. Por exemplo, existem seis números possíveis que podem sair num lançamento de um dado, porque o dado tem seis faces.

3

Escreva o número de possíveis resultados favoráveis como numerador, e o número total de possíveis resultados como denominador. No exemplo, escreva 3 no numerador e 6 no denominador, que é igual à proporção 6/3.

4

Reduza a relação à sua mínima expressão para encontrar o máximo divisor comum, que é o maior número que divide de forma uniforme o numerador e o denominador. No exemplo, 3 é o máximo divisor comum que divide exatamente 3 e 6.

5

Divida o numerador e o denominador pelo máximo divisor comum para chegar à sua mínima expressão. Isto dá, 3 dividido por 3, equivale a 1, e 6 dividido por 3, equivale a 2. Obtemos assim a proporção de 1/2, o que significa que tem uma probabilidade de 1 em 2 de tirar um número par com um lançamento de um dado de seis faces.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a probabilidade de alguma coisa acontecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Você pode transformar o resultado numa percentagem dividindo o numerador pelo denominador, que é 1 dividido por 2. Isto equivale a 0,5 ou 50 por cento.
  • Este exemplo aplica-se apenas a um acontecimento em que todos os resultados possíveis têm a mesma probabilidade de acontecer, e só pode ocorrer um resultado de cada vez.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular a probabilidade de alguma coisa acontecer