PARTILHAR

Como calcular o volume de um cubo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o volume de um cubo

Um cubo é um sólido de seis faces quadradas e congruentes (com a mesma forma e tamanho), com todas as dimensões do mesmo comprimento. O volume de um cubo é medido em unidades cúbicas. Pense nos dados ou qualquer outro objeto de forma similar, de qualquer tamanho. O volume refere-se à quantidade de espaço que ocupa e, se souber a medida de uma face do cubo, pode calcular facilmente o seu volume. Por isso não espere mais e aprenda com este artigo de umComo como descobrir o volume de um cubo.

Usando a fórmula para calcular o volume de um cubo pode descobri-lo de forma simples e fácil.

Também lhe pode interessar: Como calcular o volume de uma esfera
Passos a seguir:
1

Meça o comprimento de uma das faces ou arestas. Não importa a face medida já que todas elas têm dimensões iguais, ou seja, trata-se de um poliedro regular com 6 faces iguais. Por norma, na hora de realizar exercícios matemáticos, sempre darão este dado para poder aplicar a fórmula do volume do cubo.

Como calcular o volume de um cubo - Passo 1
2

A fórmula para calcular o volume de um cubo é igual ao comprimento da sua aresta elevada ao cubo: V = a³

Deste modo, deverá multiplicar a face 3 vezes por si mesma.

3

Suponhamos que a aresta do cubo cujo volume queremos calcular mede 6 cm; de seguida, deveremos substituir este valor na fórmula e realizar a operação matemática apropriada:

V = 6³ = 6x6x6 = 216 cm³

Assim obtemos o resultado da aplicação da fórmula para calcular o volume do cubo.

4

Lembre-se sempre de ter cuidado com a unidade de medida usada nos cálculos, pois o resultado deverá ser expressado em unidades cúbicas. Neste caso, como a unidade de comprimento em que a aresta foi medida era em centímetros, o resultado do volume do cubo deverá ser indicado em centímetros cúbicos.

5

Aproveite e confira também os seguintes artigos que com certeza serão do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o volume de um cubo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular o volume de um cubo
1 de 2
Como calcular o volume de um cubo

Voltar ao topo da página ↑