Bolsas de estudo universitárias

Como calcular a nota do ENEM

Como calcular a nota do ENEM
Imagem: casadehistoria.com.br

A gradativa relevância que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem alcançado nos últimos anos alavancou o número de inscritos por edição. Milhões de estudantes realizam o exame anualmente, com o objetivo de acessar universidades federais, por meio do Sisu, ou ainda participar dos benefícios concedidos pelo ProUni, obter crédito educativo através do FIES e também vislumbrar a oportunidade ímpar de estudar no exterior com o Ciência Sem Fronteiras.

A reformulação pela qual o exame passou, deu maior complexidade ao sistema de pontuação. Aos estudantes e demais interessados na nova metodologia de avaliação do ENEM, o umComo.com.br elucida como calcular a nota do ENEM.

Também lhe pode interessar: Como participar do PROUNI

Passos a seguir:

1

O novo sistema de avaliação está baseado numa complexa, porém fidedigna, teoria estatística: a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Nela, a questões em que a frequência de acertos for mais elevada, terá seu respectivo valor reduzido, enquanto aquelas em que a incidência de respostas corretas for menor, seu valor será aumentado, pois considerada mais complexa, devido o menor número de examinados qualificados para respondê-la adequadamente. Em um simplório resumo, nesse método, as questões mais difíceis valem mais pontos. Em contrapartida, as mais fáceis valem menos. Simples? Nem tanto.

Como calcular a nota do ENEM - Passo 1
2

A TRI aplicada ao ENEM estabelece o valor das questões, primariamente, de acordo com a taxa de acerto entre os participantes da prova. Logo, o estudante que assinalou corretamente em uma questão com baixa taxa de acerto (em que poucos acertaram) terá pontuação mais elevada nesta questão do que naquelas onde a maioria dos participantes acertou.

3

Considerado por muitos um sistema avançado de avaliação, o TRI também monitora e atribui um nível de consistência das respostas de cada candidato – um “padrão de resposta” – no qual é possível detectar quando determinado acerto isolado de um candidato, numa questão considerada acima de seu nível de conhecimento, foi obtida de maneira aleatória. Nesse caso, a nota atribuída sofrerá redução por se tratar de um “ponto fora da curva]” esperada para aquele participante. Simplificando: os “chutes” serão penalizados.

4

Na perspectiva do novo ENEM, pode haver casos em que o examinado que não acertou sequer uma questão tenha nota superior a zero. Isso porque o sistema irá computar todas as notas e estabelecer as notas mínimas e máximas dos cadernos que questões. Portanto, o caso acima será enquadrado na nota mínima.

5

Após a realização do ENEM, mesmo havendo calculado sua nota, o estudante terá de aguardar a divulgação das notas mínimas e máximas para então saber sua posição face aos demais participantes.

Como calcular a nota do ENEM - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a nota do ENEM, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
teresa cristina
quero saber calcular minha nota do enem
Imagem: casadehistoria.com.br
1 de 3
Como calcular a nota do ENEM