Sobrenatural

Significado do olho turco - O que é e para que serve

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Significado do olho turco - O que é e para que serve

Um dos amuletos mais populares no mundo inteiro é o olho turco, um símbolo muito particular que, quase sempre, é de cor azul com diferentes tons e que sempre foi usado como um protetor contra o mau-olhado. Originário da Turquia, este amuleto tem um significado profundo que está muito ligado a esta zona do Mediterrâneo, fazendo com que muita gente o tenha em casa, o use como bijuteria ou o tatue na pele para se proteger das más energias. Neste artigo do umCOMO vamos revelar o significado do olho turco e para que serve para conhecer a história deste amuleto popular.

Índice

  1. O que é o olho turco e para que serve
  2. Origem do olho turco
  3. As diferentes cores do olho turco e seu significado

O que é o olho turco e para que serve

O olho turco também conhecido pelo nome de "nazar" ou olho grego, trata-se de um amuleto protetor em forma de uma gota achatada cujo interior contém a forma de um olho. Esta bijuteria costuma ser usada para se proteger das más energias, assim como do mau-olhado.

Costuma ser um amuleto feito à mão e para o qual se usam cristais de diferentes cores, apesar da mais comum ser a cor azul. É formado por diferentes círculos de tons azuis que vão do escuro ao claro até chegar ao branco, que encontramos no centro do amuleto. Este colorido pode variar segundo a intenção da pessoa que o usar.

O uso do olho turco

Este amuleto é usado porque se considera um elemento protetor das influências negativas. Supersticiosamente, atribuem a ele propriedades mágicas que podem nos proteger de energias maliciosas, assim como de pessoas invejosas.

Acredita-se que os maus sentimentos que nós, seres humanos, geramos, podem sair para fora através dos nossos olhos, pois esta é a parte mais expressiva do corpo. Para evitar que essa energia natural tenha influência nas pessoas ao seu redor, usa-se este amuleto que serve como barreira protetora destes sentimentos negativos.

Estas más vibrações saem dos olhos das pessoas que sentem ciúmes ou inveja e que, portanto, devido a estes sentimentos, são capazes de enviar energias negativas para as outras pessoas. Seu olhar está manchado pela escuridão do sentimento e sai para o exterior pela força do olhar.

Origem do olho turco

Agora que já conhece o significado do olho turco, vamos viajar no tempo para descobrir a sua origem e, entender assim de onde vem este amuleto tão famoso na nossa sociedade. Na história da humanidade, o olho sempre foi considerado como um dos sentidos mais expressivos que temos e, portanto, com a capacidade de espantar o mal. Esta crença ancestral foi adaptada pelos turcos, na região da Anatólia, ao elaborar artesanalmente um amuleto que tivesse a imagem de um olho e que fosse capaz de evitar o mau-olhado e qualquer outro sentimento negativo.

Consequentemente, a origem deste amuleto encontra-se na Turquia, país onde, atualmente, este amuleto continua sendo produzindo de forma artesanal com o mesmo método que era usado há milhares de anos.

A sua influência também chegou a outros países da zona e, por este motivo, a Grécia também começou a usar este talismã; de fato, em muitos lugares é conhecido como o "olho grego" em vez de turco. Desde então, este amuleto é usado como protetor e costuma estar presente em peças de bijuteria ou joias como colares, tornozeleiras, pulseiras, etc., apesar de também ser colocado em zonas da casa, no local de trabalho ou no carro.

Significado do olho turco - O que é e para que serve - Origem do olho turco

As diferentes cores do olho turco e seu significado

Ainda que na maioria das vezes o olho turco apareça em tons azulados, a verdade é que há diferentes amuletos dependendo do uso que quiser dar a eles. De seguida vamos revelar as cores que pode encontrar e seu correspondente significado:

  • Azul: simboliza bom carma, portanto, relaciona-se com as boas energias e contra o mau-olhado.
  • Azul claro: oferece uma proteção direta contra o mau-olhado e simboliza a verdade e a pureza.
  • Vermelho: está destinado a proteger no amor, na paixão e no desejo. É a cor da energia.
  • Amarelo: este amuleto é usado para proteger na saúde, visto que esta cor representa a força e a vitalidade.
  • Verde: costuma ser usado para proteção contra as más energias e para o desenvolvimento pessoal. É a cor da esperança e do crescimento pessoal.
  • Branco: é o amuleto destinado a purificar as energias e a transformar as negativas em positivas. É a cor da bondade e da pureza.

Aproveite e confira algumas pedras para atrair a boa sorte neste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado do olho turco - O que é e para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
gildeone
É muito valioso este talismã. Onde se pode consegui-lo? Gostaria de ter um talismã.
1 de 2
Significado do olho turco - O que é e para que serve