O Sol

Qual é maior, o Sol ou a Lua?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Qual é maior, o Sol ou a Lua?

Desde os inícios da humanidade até aos nossos dias, desde que nascemos até que somos idosos, erguer os olhos ao céu e contemplar os astros é algo que nos fascina e nos atrai. Jamais chegamos a nos habituar a ver um céu estrelado ou à magia de um eclipse. Isto acontece porque realmente não entendemos o funcionamento de tudo o que ocorre ali em cima e há muitas coisas que não conhecemos.

No entanto, nos últimos 100 anos avançamos muito na investigação e conhecimento dos astros e do espaço, até viajamos à Lua! Nestas explorações conseguimos esclarecer perguntas que há muito tempo tínhamos, como por exemplo qual é maior, o Sol ou a Lua? Em umComo.com.br explicamos tudo para você.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho do Sol

Índice

  1. Qual é o tamanho da Lua?
  2. Qual é o tamanho do Sol?
  3. Por que nos parecem do mesmo tamanho?

Qual é o tamanho da Lua?

A Lua tem um diâmetro de 3.476 km, mais ou menos a distância entre a Inglaterra e a Síria, isto significa que é 4 vezes menor que a Terra, o planeta do qual é satélite. No entanto, comparando a Lua com outros satélites do sistema solar como Ganímedes, correspondente a Júpiter, é de tamanho pequeno.

A Lua está a 386.000 km da terra, o que faz com que a vejamos tão grande, pois a níveis espaciais é uma distância próxima. A distância é o que faz com que vejamos um astro maior ou menor e afeta bem mais que seu verdadeiro tamanho. No que diz respeito às medidas da Lua acontece um fato curioso, pois começa parecendo muito grande, no entanto, à medida que vai ascendendo, vai diminuindo. O que realmente acontece é um efeito ótico em que quando está baixa podemos compará-la com pontos conhecidos, enquanto que, quando está alta não temos referências e parece-nos pequena.

Qual é maior, o Sol ou a Lua? - Qual é o tamanho da Lua?

Qual é o tamanho do Sol?

As estrelas são os únicos corpos celestes que são capazes de emitir luz. O Sol, ao ser a mais próxima à Terra, é a principal fonte de luz e energia do nosso planeta.

O diâmetro do Sol é de 1,39 milhões de quilômetros, portanto já podemos responder à pergunta: o Sol é maior que a Lua, de fato é 400 vezes maior que a Lua e 109 vezes maior que a Terra. São tão grandes as dimensões do Sol que contém 99,8% de toda a matéria do sistema solar, fazendo com que exerça uma atração gravitacional tão grande sobre todos os planetas que faz que girem ao seu redor.

Segundo a ciência, o Sol está na plenitude do seu desenvolvimento, todas as estrelas têm ciclos de vida desde sua formação até que se apagam e o Sol se encontra na metade da sua vida. O astro rei formou-se faz 4.650 milhões de anos e ainda arderá durante 5.000 milhões de anos mais antes de se converter em uma gigante vermelha. As gigantes vermelhas são as estrelas que já queimaram todo o hidrogênio do seu núcleo e começam a ficar grandes e a devorar os planetas ao seu redor antes de se apagar. É quase certo que o fará com Vênus, Mercúrio e a Terra antes de atingir sua maior intensidade e tamanho, umas 260 vezes maior do que é agora.

Qual é maior, o Sol ou a Lua? - Qual é o tamanho do Sol?

Por que nos parecem do mesmo tamanho?

Quando viajamos de avião ou estamos no terraço de um edifício alto e olhamos para baixo, as pessoas que passeiam pela rua nos parecem muito pequenas. Algo similar é o que ocorre quando comparamos o tamanho da Lua e o Sol desde a Terra. O nosso satélite encontra-se a 386.000 quilômetros de distância de nós, o que significa que em 3 dias de viagem espacial podemos chegar à sua superfície. No entanto, o Sol está a uma distância média de 150 milhões de quilômetros, 389 vezes mais que a Lua.

Assim, a percepção de que a Lua é tão ou maior que o Sol é totalmente ilusória, um efeito ótico provocado pelas distâncias em relação à Terra entre um e o outro. Ao ficar mais longe o vemos menor, no entanto, se estivessem um ao lado do outro poderíamos contemplar o quão grande é o Sol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é maior, o Sol ou a Lua?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual é maior, o Sol ou a Lua?