Partilhar

Como usar calculadora financeira

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar calculadora financeira
Imagem: Wikipedia

Calculadoras são ferramentas muito úteis em nosso dia a dia, mas existe uma especialidade de calculadora pouco conhecida entre os mais comuns, que é a calculadora financeira, pensada para fazer cálculo voltado ao comércio, contabilidade e finanças. Elas em geral são mais caras que as calculadoras comuns e até mesmo que as calculadoras cientificas mais simples, porém seu processamento é rápido, tendo assim um resultado muito superior que as demais. Se você tem uma ou quer saber como usar calculadora financeira, continue lendo aqui no UmComo.

Também lhe pode interessar: Como usar uma calculadora científica
Passos a seguir:
1

O exemplo aqui dado será a partir de uma calculadora financeira HP 12C Gold, por ser um modelo comumente encontrado. Primeiro será estudado a disposição de teclas da calculadora e o que cada uma faz, em seguida algumas operações serão ensinadas.

2

A calculadora financeira HP12C tem um diferencial bastante incomum para muitos que estão habituados às calculadoras tradicionais, a HP12C usa a Notação Polonesa Reversa. O que é isso?

Bom, em uma calculadora comum, nós fazemos o cálculo da seguinte forma: 1+1. Na notação polonesa convencional, faz-se o cálculo do seguinte modo: + 11.

Já no caso da HP12c (notação polonesa reversa), o cálculo é feito da seguinte forma: 11 + Como isso se reflete na calculadora Hp12C? As contas serão feitas da seguinte forma:

1 enter 1 + E assim você obterá o resultado.

3

A HP 12c é dividida em duas partes, alguns caracteres ao lado esquerdo e números no lado direito. No lado esquerdo são algumas operações mais complexas que a calculadora financeira realiza, enquanto que as operações mais triviais estão juntamente com os números, no lado direito.

4

A calculadora em toda a sua parte possui caracteres menores em cor azul. Para usar esses caracteres é preciso usar a tecla em cor azul com a letra g.

5

As duas teclas de cores diferentes alteram algumas coisas na calculadora. A tecla de cor azul com a letra g, como escrito acima, serve para que os botões menores com caracteres em cor azul sejam ativados. Por exemplo, o cálculo de raiz quadrada só é feito se a tecla g for apertada, assim a calculadora financeira passa a interpretar apenas os caracteres em cor azul. A calculadora exibirá um g na tela, assim como mostra a imagem.

Como usar calculadora financeira - Passo 5
6

A tecla em cor laranja serve para determinar o número de casas decimais que a operação irá exibir. Nessa mesma imagem é possível ver que a calculadora exibe 6 casas decimais – é o limite que ela consegue exibir. Para conseguir alterar o número de casas decimais, basta apertar f e o número de casas decimais que deseja. Por exemplo: f + 4, e a calculadora financeira exibirá 4 casas decimais. Lembrando que quanto mais casas decimais, mais preciso será o resultado.

Como usar calculadora financeira - Passo 6
7

Limpar a memória da calculadora financeira

A HP 12C possui várias memórias, conforme operações são feitas, esses valores vão sendo distribuídos em suas várias memórias, para limpar a memória e não fazer um próximo cálculo com resquício de informação, é preciso apertar a tecla CLX.CLX é a tecla responsável por apagar os dados da calculadora.

8

Alguns exemplos serão dados de como operar a calculadora, tenha em mente que sua forma de operação é sempre a seguinte: 1 1 + Para guardar o valor na memória, é necessário o uso do enter. Por isso, digita-se 1 enter 1 + e aí obtém-se o resultado.

Aqui será explicado e alguns exemplos sobre como operar essas funções. N e M serão supostos números.

9

y^x – faz a operação dos números elevados a algum expoente. Para usar a função: n enter m y^x (2^5)

1/x – é para frações de 1 sobre alguma coisa. Para usar a função: n enter 1/x (seria 1/n)

% - para cálculos de porcentagem. N enter M %

raiz quadrada – N enter raiz quadrada.

LN – faz o cálculo de logaritmos. Log b a (onde b é a base) é o mesmo que LN A / LN B, calcula-se: a (aperte letra G azul) LN + b (aperte letra G azul) LN e depois o sinal de igual. Nessa operação não é necessário usar o enter e o + acima é só uma forma de indicar “em seguida aperte o próximo botão”.

Como usar calculadora financeira - Passo 9
10

A HP 12C também faz outras operações, juros compostos, datas e tantas outras funções inacreditáveis. Gostou? Se está em dúvida entre uma calculadora financeira e uma cientifica, pense na rapidez que a financeira faz suas operações se comparada à cientifica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar calculadora financeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Deixe o seu comentário e diga-nos que calculador prefere usar.

Escrever comentário sobre Como usar calculadora financeira

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar calculadora financeira
Imagem: Wikipedia
1 de 4
Como usar calculadora financeira

Voltar ao topo da página