Fraldas de bebê

Como trocar a fralda a um bebê

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como trocar a fralda a um bebê
Imagem: bkmilk.com.hk

Os papais e mamães de primeira viagem podem ter dúvidas sobre os cuidados com o seu filho. Com o tempo os conhecimentos necessários são obtidos, entre eles, a melhor forma de como trocar a fralda a um bebê. Mas para ajudar nos primeiros passos, o umComo.com.br separou os principais pontos dessa tarefa.

Também lhe pode interessar: Como tratar dermatite de fralda em bebê

Passos a seguir:

1

Quando se trata de trocar a fralda descartável do seu filho, os pais aprendem com a prática a melhor forma de como proceder. No entanto, alguns pontos são fundamentais e não devem ser esquecidos no momento de deixar o seu bebê bem limpinho. Dessa forma, o primeiro passo é colocar a criança no trocador, o local deve ser firme para manter a criança segura. Evite usar um trocador de plástico, que pode grudar na pele do bebê.

Como trocar a fralda a um bebê - Passo 1
Imagem: pinterest.com
2

É importante que os pais tenham tudo à mão antes de iniciar o procedimento, como fralda limpa, lenços umedecidos, pomada e o que mais precisar. Assim, você não precisa se afastar para pegar alguma coisa que esqueceu, já que é de extrema importância que na hora de trocar a fralda a um bebê ele não fique sozinho nem um segundo. Por mais que o seu filho seja tranquilo ele pode cair do local onde está.

3

O segundo passo é abrir a fralda e removê-la. A dica aqui é colar a fita adesiva ou o velcro sobre ela mesma para não machucar o bebê. Vale lembrar que o lado onde estão as fitas adesivas ou o velcro é atrás, sendo que também é a parte mais alta da fralda. Com a própria fralda você já pode remover o excesso de coco, quando houver. Para tanto, levante as penas da criança com cuidado para ajudar. Depois, enrole a fralda com a parte suja para dentro.

Como trocar a fralda a um bebê - Passo 3
Imagem: m.phunuinfo.vn
4

Alguns pais preferem iniciar a troca de fraldas colocando uma limpa embaixo do bebê, para depois de remover a suja já ter a limpa no lugar certo. Na sequência, use um pano ou algodão umedecido em água morna ou lenços úmidos apropriados para limpar o seu bebê. Lembre-se de ter cuidado redobrado nas dobrinhas da pele, onde a sujeira se acumula mais. Quando o bebê estiver nas primeiras semanas de vida não precisa tomar banho todos os dias e, por isso, a troca de fraldas serve para limpar bem o seu filho.

5

O órgão genital deve se higienizado com delicadeza, mas merece uma boa limpeza, sendo que os movimentos devem ser da frente para trás, assim, evita-se que as bactérias do ânus cheguem à vagina ou ao pênis. Nessa hora, se o bebê for menino, uma dica é colocar uma fralda de pano dobrada em cima do seu pênis, para prevenir que um jato de xixi saia, molhando tudo, inclusive o rosto dele e você.

Como trocar a fralda a um bebê - Passo 5
Imagem: mamaes.net
6

Se precisar use uma toalha para secar a região onde você limpou. É importante ainda aplicar uma pomada contra assadura, mas apenas uma camada fina do produto, inclusive, nas dobrinhas, onde é mais comum a pele ficar irritada. Por fim, coloque sob o bebê a fralda limpa e feche-a. Cuide para não deixá-la muito apertada. Não se esqueça de lavar muito bem as mãos ao final da tarefa, o que, aliás, deve ter sido feito no início também.

Como trocar a fralda a um bebê - Passo 6
Imagem: mamaes.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trocar a fralda a um bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bkmilk.com.hk
Imagem: pinterest.com
Imagem: m.phunuinfo.vn
Imagem: mamaes.net
Imagem: mamaes.net
1 de 5
Como trocar a fralda a um bebê