Certificado escolar

Como terminar o ensino médio?

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 20 julho 2023
Como terminar o ensino médio?

O ensino médio é a última etapa da educação básica e prepara o indivíduo para o ingresso no ensino superior ou em um técnico profissionalizante. A sua conclusão representa uma transformação na vida pessoal e profissional.

Hoje em dia são muitas as opções para o estudante finalizar essa importante fase do seu histórico escolar. Contudo, esse assunto ainda pode gerar dúvidas, muitos podem se perguntar: como terminar o ensino médio? Fique ligado neste artigo do umCOMO que te explicaremos.

Também lhe pode interessar: O que é ciclo de Krebs

Índice

  1. A importância de concluir o ensino médio
  2. Como concluir o ensino médio rápido
  3. Como terminar o ensino médio online
  4. Concluir o ensino médio em 30 dias

A importância de concluir o ensino médio

O ensino médio, além de importante etapa de conclusão do ciclo de educação básica, torna-se essencial para a pessoa que deseja adquirir mais conhecimento e buscar maiores e melhores oportunidades profissionais.

Ao concluir o ensino médio, você pode começar cursos técnicos profissionalizantes ou uma graduação (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura), prestar concursos públicos ou se candidatar para vagas de emprego que exijam ensino médio completo.

Existem algumas formas de você completar esse grau de escolaridade. A mais tradicional é o ensino médio regular, etapa prevista, no Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e na Lei 11.274/2006, que trouxe algumas alterações. O Ministério da Educação (MEC) ainda determina que o aluno inicie o ensino médio regular aos 15 anos.

A modalidade de ensino médio regular, que dura em média 3 anos, implica ainda que o estudante frequente uma instituição de ensino público ou privada, em turno integral ou meio período[1]. O aluno também é obrigado a comprovar o mínimo de 75% de presença em sala de aula e também alcançar média de notas estipulada pela escola em cada disciplina.

Como concluir o ensino médio rápido

O ensino regular é a forma mais usual de se concluir o ensino médio. Contudo, se você deseja concluir o ensino médio de maneira mais rápida e sem passar por todas as exigências do ensino regular, você ainda pode optar pelas seguintes opções:

  • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
  • Educação para Jovens e Adultos (EJA)
  • Supletivo
  • Telecurso

No EJA o formato é similar ao do ensino médio regular, mas esta modalidade conta com uma carga horária menor e as aulas acontecem de forma separada dos alunos da escola regular[2]. Aqui, o aluno também tem as exigências de cumprir com o mínimo de 75% de presença e de manter as notas na média estabelecida pela escola.

O supletivo é um curso que prepara o estudante para fazer o chamado o "provão EJA", exame de nível estadual que permite a conclusão do ensino médio[3]. No supletivo, o aluno pode escolher se terá as aulas presenciais ou online.

Já o Telecurso é uma modalidade de educação à distância (EAD), desenvolvido pela parceria de entidades governamentais e a Fundação Roberto Marinho, na qual o aluno tem acesso ao conteúdo por meio de videoaulas e deve ser acessado por meio da Telessala que é uma plataforma de estudo onde ele será orientado por um educador/tutor. O certificado de conclusão geralmente é emitido pelas Secretarias de Educação de cada estado.

Encceja: o que é

De todas as formas de se concluir o ensino médio, a mais rápida é o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Por meio dele, apenas com uma prova você pode receber o seu certificado de conclusão do ensino médio e fundamental. Este programa vem, desde 2017, se consolidando com uma alternativa ao famoso Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Organizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja é composto de quatro provas objetivas, com 30 questões múltipla escolha cada, nas quais que você deve alcançar a nota mínima de 100 pontos. O exame também compreende uma redação dissertativa-argumentativa, na qual você deve atingir um mínimo de cinco pontos.

Você só pode realizar uma prova do Encceja por ano. Caso você não alcance a pontuação mínima em alguma das provas, você pode requerer um certificado parcial e, no ano seguinte, tentar novamente apenas as questões das provas que você não conseguiu um bom resultado anteriormente.

Como terminar o ensino médio online

A maneira mais usual de conseguir terminar o ensino médio pela Internet é por meio dos supletivos online. São muitas instituições que oferecem seus supletivos para a pessoa cursar em casa, na modalidade EaD.

Contudo, é importante verificar se o seu curso supletivo é reconhecido pelo MEC. Para isso, basta você consultar o site do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, o cadastro e-mec.

Ainda, o estudante deve estar atento que, mesmo fazendo o curso todo à distância, ele precisará realizar as provas de maneira presencial na unidade do estabelecimento de ensino que fornece o curso.

Outra questão a ser observada é que os cursos supletivos são restritos para estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade prevista[4]. O MEC prevê a idade mínima prevista para a conclusão dos estudos de cada nível de escolaridade. Para cursar um supletivo de nível fundamental a idade mínima é de 15 anos e de 18 anos para o ensino médio.

Concluir o ensino médio em 30 dias

O aluno deve desconfiar dos cursos que prometem uma conclusão de curso muito rápido. Pode até ser possível concluir o ensino médio em 30 dias, mas saiba que muito dificilmente você terá conseguido aprender todo o conteúdo programático exigido pelo MEC, nem terá tido tempo de realizar todas as provas. Recomendamos que você verifique se este curso que promete rapidez na conclusão do ensino médio realmente está cadastrado junto aos órgãos de fiscalização.

O MEC define como diretrizes que os cursos supletivos à distância tenham duração máxima 24 meses para o ensino fundamental e 18 meses no ensino médio. O ministério ainda estabelece que cada série dos dois níveis de escolaridade sejam concluídos em um tempo mínimo de seis meses.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar o ensino médio?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. AS 5 MANEIRAS DE CONCLUIR O ENSINO MÉDIO. Disponível em: <https://queromeformar.com.br/2020/11/19/as-5-maneiras-de-concluir-o-ensino-medio/>. Acesso em 18/07/2023.
  2. AS PRINCIPAIS MANEIRAS DE CONCLUIR O ENSINO MÉDIO. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/as-principais-maneiras-de-terminar-o-ensino-medio/>. Acesso em 18/07/2023.
  3. COMO TERMINAR O ENSINO MÉDIO. Disponível em: <https://blog.uninassau.edu.br/como-terminar-o-ensino-medio/>. Acesso em 18/07/2023.
  4. COMO TERMINAR O ENSINO MÉDIO. Disponível em: <https://blog.uninassau.edu.br/como-terminar-o-ensino-medio/>. Acesso em 18/07/2023.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como terminar o ensino médio?