Partilhar
Partilhar em:

Como se escreve a data em inglês

Como se escreve a data em inglês

Escrever bem em inglês é tão importante quanto falar corretamente e para o conseguir é imprescindível conhecer algumas coisas muito básicas para ir trabalhando bem o idioma e ir ganhando à vontade para comunicar bem. Uma das coisas mais básicas que deve aprender a escrever em inglês é a data.

Se tem dúvidas sobre como escrever corretamente uma data neste idioma tão estendido em todo mundo, continue lendo este artigo de umCOMO e descubra como se escreve a data em inglês.

Também lhe pode interessar: Como se escrevem as cores em inglês

A data em inglês

Para muitas pessoas não é fácil aprender como se escreve a data em inglês corretamente, já que se escreve de forma diferente de muitos outros idiomas. Para o fazer bem, deve conhecer como se escrevem corretamente os números ordinais, os dias da semana e os meses em inglês. Existe mais de uma estrutura para a data em inglês, a qual muda segundo a zona de língua inglesa na qual esteja. As formas corretas, tanto curtas quanto longas, para escrever a data em inglês são as seguintes:

14/10/2016 (inglês britânico)

10/14/2016 (inglês americano)

14 October 2016

Friday, October 14, 2016

Friday, October 14th, 2016

Na primeira forma curta de escrever a data vemos que só se utilizam números e que a ordem é: dia/mês/ano. Por outro lado, na segunda forma curta, a ordem muda: mês/dia/ano.

A maneira formal de escrever a data em inglês são as formas longas. Existem três formas longas de escrever a data corretamente em inglês:

  1. A primeira forma é a mais simples e segue a ordem de número cardinal do dia/mês escrito com letras/ano.
  2. A segunda forma longa consiste em pôr o dia da semana/o mês em letras e o número cardinal do dia/ano.
  3. A terceira forma longa, e também a mais formal, segue a ordem de dia da semana/mês em letras e número ordinal do dia/ano.

É importante observar que nas formas que incluem o dia da semana, Friday neste caso, utilizam-se vírgulas para separar o dia da semana e o ano do resto da data.

Aspectos a ter em conta ao ler e escrever a data em inglês

Ao ler a data em inglês é importante pensar que o número acompanhado de uma abreviatura se lê como um número ordinal como, por exemplo, first quando vemos 1st. Por outro lado, o ano de uma data lê-se como um número cardinal como, por exemplo, quando vemos 2004 lemos como two thousand and four.

Quando incluímos a data em um texto, devemos ter em conta como se usam as preposições para as datas em inglês. Se queremos escrever meses ou anos utilizaremos a preposição in (you bought it in 2013). Por outro lado, se queremos expressar um dia do mês, devemos escrever on (you bought it on 16th of January).

Palavras básicas para escrever a data em inglês

Para pode escrever corretamente a data em inglês é necessário conhecer como se escrevem bem algumas palavras e números básicos. Por exemplo, é fundamental saber como se escrevem os dias da semana em inglês e ter presente que são sempre com maiúscula.

Além disso, tem que saber como se escrevem os números ordinais em inglês e tem que saber que nas datas longas se utiliza a forma abreviada, ou seja, escreve-se o número e de seguida a abreviatura do número ordinal "th" ou "st".

Também deve saber como se escrevem os meses em inglês e que, assim como os dias da semana, se escrevem com maiúscula.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como se escreve a data em inglês, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como se escreve a data em inglês

O que lhe pareceu o artigo?

Como se escreve a data em inglês
1 de 2
Como se escreve a data em inglês