Outros Ensinar uma criança

Como lidar com uma criança rebelde

Como lidar com uma criança rebelde

Seu filho é desobediente? Então preste atenção, porque este problema afeta mais crianças do que imagina e pode trazer consigo conflitos que influenciam na dinâmica familiar. A rebeldia frequente é um comportamento muito prejudicial para o desenvolvimento do seu filho e provoca sérios desajustes na família, gerando tensão emocional, estresse e agressividade.

Por isso preste atenção aos principais sinais deste comportamento e comece o quanto antes a lidar com este comportamento. Para ajudar você, em umComo.com.br vamos lhe dar algumas dicas sobre como lidar com uma criança rebelde com uma série de dicas que permitirão administrar melhor estas atitudes.

Também lhe pode interessar: Como ensinar uma criança a escrever seu nome

Passos a seguir:

1

Se o seu filho não obedecer a nada, protestar e fizer o que bem entende sem obedecer ou prestar atenção às suas recomendações, você está perante um problema que precisa de soluções. Se este comportamento persistir pode levar a um transtorno desafiador opositivo, um comportamento que dificulta muito a educação, tanto para os pais como para os professores.

Apesar de parecer difícil, é importante saber que é possível conseguir mudanças no comportamento da criança, mas é preciso se dedicar plenamente a isso.

Como lidar com uma criança rebelde - Passo 1
2

O mais importante é identificar se o seu filho é desobediente e, principalmente, saber se o seu comportamento pode ser um problema a longo prazo. Os profissionais dizem que a partir dos dois ou três anos estes comportamentos já são visíveis e são bem mais comuns em meninos do que em meninas. O padrão de comportamento é uma desobediência, rebeldia e hostilidade constantes para com qualquer figura que implique autoridade (pais, irmãos mais velhos, professores), e trata-se de um comportamento que gera problemas importantes no colégio e na vida familiar, por isso quanto antes mudar isso, melhor.

3

Uma das melhores técnicas para lidar com uma criança rebelde é motivá-la. As terapias mais eficazes são as orientadas a estimular a motivação com o reforço dos aspectos positivos e o castigo dos negativos.

Para mudar esse comportamento negativo, os psicólogos recomendam uma atitude colaborativa. Deve deixar que o seu filho se expresse e conhecer as suas preocupações mais profundas; depois, explicar a ele com tranquilidade as consequências do seu comportamento. O ideal é conseguir chegar a um acordo depois desta conversa, ou seja, procurar a forma de fazer um pacto com seu filho.

Como lidar com uma criança rebelde - Passo 3
4

Tente não perder nunca os nervos com a rebeldia do seu filho, mesmo que seja muito difícil. Controle a sua raiva o máximo que puder, casco contrário será incapaz de encontrar uma solução para o problema. Uma técnica útil é se colocar à altura do seu filho e estabelecer contato visual constante e direto; desta posição deve dizer a ele com firmeza que a sua atitude não é aceitável.

Outro aspecto básico para não potenciar a rebeldia é estabelecer rotinas que o seu filho possa cumprir. Mantenha um horário e um ritmo de vida estável para corrigir a sua desobediência, tente que o seu filho tenha uma vida organizada, caso contrário será impossível que siga regras na vida. Um dia a dia com horários definidos para comer, brincar, fazer os deveres, descansar e etc., ajuda a manter o equilíbrio.

Como lidar com uma criança rebelde - Passo 4
5

As regras e os limites são fundamentais para estabelecer as barreiras entre o que deve ou não deve fazer. Elas devem ser razoáveis, muito claras e adaptadas à idade do seu filho. Não pode exigir mais do que seu filho pode fazer e deve explicar o motivo e o benefício de cada regra. Além disso, é preciso saber dar as ordens e, como pai ou mãe, deve adaptar os pedidos ao ritmo do seu filho e garantir que os cumpra.

Por último, o reforço positivo é fundamental para mudar comportamentos. Com os prêmios, seu filho compreenderá e deixará de realizar todas as atitudes indesejáveis. Deve recompensar sua boa atitude com apoio, carinho e palavras de agradecimento.

Como lidar com uma criança rebelde - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com uma criança rebelde, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alice
Meu filho anda tão distante de mim, não sei o que pode está acontecendo.
1 de 5
Como lidar com uma criança rebelde