Partilhar

Como ler mais rápido

 
Por Ketlyn Araujo. 20 outubro 2020
Como ler mais rápido

As tarefas do dia a dia, a falta de tempo e os métodos escolhidos para ler são algumas das questões que podem influenciar no nosso ritmo de leitura. Ler não é apenas importante para estudar, aprender e descobrir novos vocabulários, mas também funciona como atividade imprescindível para desenvolvermos nossa empatia, nossa inteligência e, ainda, criar um momento de relaxamento na rotina.

Tem achado difícil encontrar brechas durante o dia para ler e gostaria de otimizar melhor o seu tempo? Ou, então, precisa terminar um livro e acha que está demorando demais para isso? Seja quais forem seus motivos, neste artigo do umCOMO te ensinamos como ler mais rápido e processar melhor as informações lidas para que você entenda o conteúdo sem grandes problemas. A seguir, veja os métodos e dicas que você deve conhecer e tome nota!

Também lhe pode interessar: Palavras para ler

Preste atenção no ambiente

Para aprender como ler rápido e compreender melhor um texto, não são apenas importantes as técnicas de leitura, mas também o ambiente no qual você estará quando começar a ler. Seja no escritório ou em casa, é importante que você encontre um lugar tranquilo no qual seja possível se concentrar, já que realizar a leitura no ambiente errado pode fazer com que você leia de qualquer forma, te impedindo de avançar na leitura e, logo, diminuindo sua compreensão. Para isso, sempre leve em conta diferentes aspectos:

Procure por um lugar tranquilo

Estar tranquilo e relaxado durante a leitura é fundamental para se concentrar e compreender melhor um texto. Para isso, recomendamos que você procure por lugares livres de distrações, nos quais você possa focar sua atenção apenas naquilo que está lendo.

A iluminação também importa

Outro aspecto básico na hora de preparar o ambiente para ler adequadamente é a iluminação. Ler com pouca luz, além de desacelerar a leitura e dificultar sua concentração, pode provocar dores de cabeça. Sem uma boa luz, a leitura ficará muito mais pesada e difícil no que diz respeito a manter um bom ritmo – por isso, o melhor a fazer é procurar sempre por uma boa luz natural para ler, além de lâmpadas de mesa, de chão ou até mesmo uma mini lanterna especial para leitura.

Fique confortável

Manter uma boa postura e fazer uso de suportes de leitura para melhorar sua comodidade vai fazer com que você leia melhor e muito mais rápido. Para ler bem, você terá de encontrar o momento adequado, sentir-se relaxado e procurar pelo método que mais se encaixa com a sua rotina. Por exemplo: se para você é muito incômodo andar com um livro grosso e pesado, tente usar um leitor eletrônico.

E se, além de melhorar os hábitos de leitura, você precisa também memorizar um livro inteiro ou um documento específico este artigo sobre como memorizar mais rápido vai ser bastante útil.

Como ler mais rápido - Preste atenção no ambiente

Leia em grupos de palavras

Um dos exercícios para ler mais rápido que melhor funcionam consiste em não ler uma frase inteira, palavra por palavra. O que significa isso exatamente? É simples: quando falamos sobre ler em grupos de palavras, simplesmente nos referimos a agrupar mentalmente algumas delas (entre 2 e 4) para lê-las mais rápido, sem ter que seguir palavra por palavra.

A ideia é fazer imagens mentais da frase dividida em grupos de palavras, e lê-las perifericamente para ganhar tempo. Embora essa técnica possa parecer um pouco difícil no início, com a prática você notará grandes resultados.

Por exemplo, Alguma vez você já viu um homem tão grande e tão intimidador como esse? Nessa frase há 14 palavras. Se lermos uma por uma, ou seja, “Alguma – vez – você – já...” fazendo uma pausa entre cada uma delas, vamos demorar muito. Porém, se agruparmos as palavras, o tempo de leitura vai diminuir consideravelmente. Leríamos dessa forma: “Alguma vez – você já viu – um homem tão grande – e tão intimidador – como esse”. O tempo será encurtado como se estivéssemos lendo 5 palavras em vez de 13.

Para praticar, você pode marcar pontos em cada grupo de palavras que quiser criar e treinar essa forma de leitura.

Como ler mais rápido - Leia em grupos de palavras

Elimine a subvocalização

A subvocalização é um hábito que consiste em repetir mentalmente o que lemos e, embora ela seja um reflexo natural, esse costume pode desacelerar bastante o processo de leitura. Então, como eliminar a subvocalização?

Treine sua voz interior

Se você mantiver sua voz interior ocupada, você irá subvocalizar menos. Para começar, recomendamos que você, por exemplo, conte de 1 a 3 enquanto , e evite que a sua voz interior esteja focada em repetir o texto. Tente também visualizar por meio de imagens o que você leu naquele momento para não ter que repetir as frases lidas. Ainda que essa técnica possa parecer complicada a princípio, com o tempo ela também vai te ajudar a ler muito mais rápido.

Escaneie as palavras com os olhos antes de começar a ler de fato

O truque de escanear uma página com os olhos antes de começar a leitura de fato costuma ser bem útil para ler um texto rápido sem reparar nos detalhes, o que pode te auxiliar na hora de ler documentos ou textos sobre os quais você precisa entender o contexto rapidamente, mas não está com tempo suficiente.

Para escanear uma página, você pode fazer um "S" com o seu dedo ao longo dela, forçando os seus olhos a seguirem a letra. Dessa forma você não irá obter toda a informação necessária, mas será capaz de encontrar as palavras mais importantes para entender o contexto. Assim, quando iniciar a leitura, sua cabeça vai começar a não subvocalizar tudo.

Mantenha a disciplina nos seus olhos

Se você prestar atenção em como outra pessoa lê, vai perceber que os olhos dela não se movem da esquerda para a direita, mas sim de frente para trás abruptamente. Isso ocorre devido ao chamado processo de regressão que é produzido pela subvocalização. Se quiser eliminá-lo, é preciso treinar os olhos para ir de um lado para o outro com movimentos suaves. Algo que pode ajudá-lo nesse caso é usar os dedos como guia para forçar os olhos e fazer com que eles sigam o rastro. Assim, os olhos não estarão fixos em apenas uma palavra, e você poderá manter um bom ritmo de leitura.

Distraia o restante do seu corpo da leitura

Ouvidos, língua, lábios e laringe são algumas das partes do corpo que também estão envolvidas durante o processo de leitura, já que muita gente tende a sussurrar aquilo que está lendo. Se você for capaz de distrair esses outros sentidos, poderá, assim, reduzir a subvocalização. Recomendamos, então, que você ouça música clássica ou outras melodias relaxantes enquanto lê, que vão manter seus ouvidos ocupados. Você pode acompanhar a música fazendo um leve zumbido na laringe ou mantendo a boca ocupada, por exemplo, mascando chiclete.

Faça uso de tecnologia

Existem certos aplicativos que podem te ajudar a eliminar a subvocalização de maneira simples. Graças a eles, o texto irá aparecer palavra por palavra em um ritmo tão rápido que você não terá tempo de repetir mentalmente o que leu. Assim, a leitura será mais rápida e permitirá que você entenda o texto sem se prender repetidamente em uma palavra ou subvocalizá-la.

Como ler mais rápido - Elimine a subvocalização

Use um guia

Quantas vezes você já percebeu que começou a leitura de uma mesma frase ou parágrafo repetidas vezes, sem poder avançar no texto? Esse tipo de bloqueio comum pode desacelerar bastante o processo de leitura e, para solucioná-lo e descobrir como ler mais rápido, recomendamos que você recorra a este exercício:

Você lembra que quando aprendeu a ler as pessoas te incentivavam a usar um dedo como guia, para que você não se perdesse? Pois essa técnica é capaz de recuperar esse hábito tão antigo. Use o dedo, uma caneta, uma régua ou um marcador de páginas para apontar as falas que você está lendo e não parar. Ao combinar esse truque com técnicas de como as de eliminar a subvocalização ou ler grupos de palavras, você acabará descobrindo como ler mais rápido.

Como ler mais rápido - Use um guia

Tente não reler

Seja por pura distração ou de maneira inconsciente, reler desacelera muito o ritmo de leitura, e é um costume que muita gente custa a perder. Se você não tem tempo para terminar um texto e precisa de uma leitura rápida, tente se concentrar e assimilar os conceitos mais importantes de primeira.

Para conseguir isso é imprescindível que você trabalhe com algumas das dicas oferecidas anteriormente: busque por um ambiente tranquilo e fique em uma posição confortável.

Leia mais

Não há exercício de leitura rápida que funcione melhor do que tornar a leitura um hábito. Quando você acostuma o seu cérebro a ler em uma frequência diária, você consequentemente ganha velocidade e melhora todas as técnicas de leitura mencionadas anteriormente, o que vai fazer com que você reduza o tempo de leitura e ganhe maior habilidade de compreensão.

Além disso, nossa proposta é que você use um cronômetro para medir o seu ritmo de leitura. Você sabia que a velocidade média de leitura está entre 200 e 300 palavras por minuto? Casa pessoa é diferente, e chegar a essa velocidade ou superá-la vai depender do quão acostumados estamos a ler, entre outros fatores.

Se você quiser melhorar suas habilidades, treine bem os olhos e pratique todas as técnicas comentadas anteriormente, com certeza você obterá grandes resultados! A leitura é muito importante e torná-la um hábito vai te trazer consequências muito positivas.

Como ler mais rápido - Leia mais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ler mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como ler mais rápido
1 de 6
Como ler mais rápido

Voltar ao topo da página