Partilhar

Por que se chama quarentena

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 30 março 2020
Por que se chama quarentena

Em março de 2020 o termo "quarentena" tornou-se um dos termos mais usados pelas pessoas em praticamente todos os países do mundo. Para combater a ameaça do coronavírus é essencial conhecer o período de incubação do vírus e os padrões que ele segue.

Se você acompanha as notícias e os anúncios do Ministério da Saúde, você deve ter lido que o confinamento é recomendado por - em princípio - 14 dias. Por que então ele é chamado de quarentena? O que é quarentena? Quanto tempo ela deve durar? Que cuidados devem ser tomados? Neste post do umCOMO por que se chama quarentena se são 14 dias e outras dúvidas comuns relacionadas ao tema.

Também lhe pode interessar: O que aconteceria se o Sol explodisse

O que é quarentena?

Se ouve falar em confinamento e quarentena, precisamos esclarecer o que é quarentena. Trata-se de um processo de isolamento que começou a ser implementado sistematicamente na Idade Média com o aparecimento de doenças infecciosas graves como a Peste Negra.

Com o COVID-19 enfrentamos uma nova pandemia e é por isso que as pessoas tantas partes do mundo se confinaram e foram colocadas em quarentena mais uma vez. Mas, se a quarentena sem dúvida se refere ao número 40, por que o confinamento dos habitantes foi decretado por apenas 14 dias?

Por que se chama quarentena se são 14 dias?

No dicionário podemos encontrar a seguinte definição de quarentena:

Isolamento preventivo de pessoas ou animais por um período de tempo, por razões de saúde."

Assim, a quarentena pode durar o período de tempo que os epidemiologistas e outros especialistas em saúde consideram mais eficaz, uma vez que cada doença tem o seu próprio processo e características e, portanto, seguirá um padrão ou outro.

No caso do coronavírus, foi demonstrado que o vírus leva cerca de 5 dias para causar os primeiros sintomas, de modo que os 14 dias de isolamento seriam inicialmente suficientes para verificar se uma pessoa está infectada ou não e para que uma pessoa infectada apresente, com o tratamento adequado, uma evolução positiva.

No entanto, devido à falta de conhecimento sobre o coronavírus, os especialistas já admitiram que estes 14 dias poderiam ser prolongados enquanto a doença está em fase de pandemia.

Origem da quarentena

Curiosamente, a quarentena não foi baseada em evidências científicas desde o início, mas em elementos religiosos. Na Idade Média havia um conhecimento muito limitado sobre a dinâmica de diferentes surtos e doenças, por isso considerou-se apropriado tomar como base uma série de grande peso em diferentes religiões: o 40.

Não só foram 40 os dias em que Moisés ficou no Monte Sinai antes de descer com as tábuas dos Dez Mandamentos, mas também foram os dias e noites em que Jesus Cristo vagueou no deserto.

Por que se chama quarentena - O que é quarentena?

Quarentena do coronavírus

Considerando por que se chama quarentena e o que este processo fundamentalmente é, devemos mencionar que a quarentena é importante tanto para ver como o vírus age nas pessoas afetadas como para descartar outros casos de contágio.

Até o momento da conclusão deste artigo, segundo as autoridades em países afetados pelo coronavírus, as pessoas que são consideradas um caso suspeito devem permanecer em quarentena por 14 dias no caso do coronavírus. Em alguns casos pode haver vigilância e acompanhamento ativo durante esse período até que o diagnóstico seja descartado. Estas são as pessoas que deveriam estar em quarentena:

  • Aqueles que têm confirmação médica de ter contraído COVID-19 ou outro vírus para o qual o isolamento é necessário;
  • Aqueles que tiveram contacto com pessoas infectadas;
  • Aqueles que chegaram ao país depois de terem estado em áreas afetadas;
  • Os maiores de 60 anos (são um grupo de risco) e aqueles que apresentam patologias como problemas cardíacos ou respiratórios;
  • Crianças e mulheres grávidas, como precaução.

Cuidados durante a quarentena

Agora que você sabe o que é quarentena e quem deve ser isolado, é preciso entender que para que a quarentena em questão seja útil e realmente evite a propagação da infecção para outras pessoas, algumas medidas devem ser tomadas à risca:

  • Evite o contato: é essencial evitar ao máximo contacto com pessoas que têm os sintomas. Isto é especialmente importante se você faz parte de um grupo vulnerável (se você tem mais de 60 anos, se você está grávida, se você tem problemas cardíacos, etc.) A pessoa afetada terá que estar sozinha ou em um quarto fechado.
  • Minimize o contato: se a pessoa infectada precisa dos cuidados de outras, é muito importante que apenas uma pessoa preste esses cuidados.
  • Higiene constante: a pessoa com sintomas deve lavar as mãos com a freqüência necessária e, se possível, deve usar uma máscara para cobrir a boca. Neste outro artigo sobre se o álcool desinfeta as mãos, explicamos como manter uma higiene correta em todos os momentos.
  • Isolar e arejar o espaço: a pessoa afetada não só terá de estar sozinha numa sala completamente isolada, mas também terá de se certificar de que existe uma boa ventilação nessa sala.
  • Desinfetar objetos e roupa: os objetos, torneiras, toalhas e lençóis da pessoa infectada devem ser constantemente desinfetados. Não se esqueça de limpar e higienizar talheres, artigos de escritório e dispositivos tecnológicos, como celular ou o computador. Neste outro artigo explicamos como desinfetar celular corretamente.
  • Banheiro individual: na medida do possível, a pessoa afetada ou com sintomas terá que usar um banheiro individual e ninguém mais poderá usar esse mesmo banheiro, assim como o papel, toalhas e roupas naquele cômodo.
  • Tirar o lixo com freqüência: embora possa parecer um detalhe trivial, é muito importante que o ambiente isolado da pessoa afetada tenha um lixo coberto e, se possível, que seja auto-fechado. O lixo deve ser jogado fora com freqüência para evitar que o vírus permaneça no ambiente. Damos mais dicas neste post sobre como desinfetar a casa contra vírus e bactérias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que se chama quarentena, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Por que se chama quarentena

O que lhe pareceu o artigo?

Por que se chama quarentena
1 de 2
Por que se chama quarentena

Voltar ao topo da página