La cultura estadounidense

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 3 julho 2025
Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

Um dos monumentos mais icônicos do mundo está localizado na entrada do porto de Nova York. Estamos falando da Estátua da Liberdade, um poderoso símbolo de liberdade e esperança para todos os americanos. Este espetacular monumento dá as boas-vindas a todos os viajantes desde sua posição e tem testemunhado milhões de histórias de imigração e mudança por mais de um século. Embora você certamente tenha essa imagem em mente, no umCOMO queremos revelar algumas curiosidades sobre a Estátua da Liberdade, incluindo sua cor original e muito mais. Acompanhe!

Também lhe pode interessar: Curiosidades da Espanha
Índice
  1. Sua cor original não era verde
  2. Um presente da França aos Estados Unidos
  3. Qual é o nome original da Estátua da Liberdade?
  4. Gustave Eiffel, seu criador
  5. Seu rosto e sua coroa
  6. Uma estátua de 93 metros de altura
  7. Onde fica a Estátua da Liberdade?
  8. O detalhe de seus pés
  9. Sua tocha
  10. A Estátua da Liberdade como um farol
Ver mais >>

Sua cor original não era verde

Você sabia que a cor original da Estátua da Liberdade não era verde? Embora todos associemos a Estátua da Liberdade ao seu tom esverdeado atual, a verdade é que, na data de sua inauguração, em 28 de outubro de 1886, o icônico monumento tinha uma cor semelhante à da moeda de centavo americano, ou seja, um marrom brilhante. Isso ocorre porque seu revestimento era de cobre. No entanto, com o passar dos anos e sua exposição ao ar livre, o cobre reagiu ao oxigênio do ar, à água salgada do mar e à chuva, formando uma camada de carbonato de cobre conhecida como pátina. Esse processo natural levou mais de 20 anos e deu à famosa estátua sua atual cor verde-azulada. Outra curiosidade: a pátina age como uma camada protetora, evitando que o metal se deteriore ainda mais, por isso decidiu-se não a remover, e é por isso que conhecemos a Estátua da Liberdade como verde.

Um presente da França aos Estados Unidos

Embora a Estátua da Liberdade seja um dos maiores símbolos dos Estados Unidos, a verdade é que este monumento foi um presente da França para os EUA em comemoração ao centenário da Declaração de Independência americana (1776-1876), um gesto de amizade entre os dois países. Assim, a França financiou a estátua, e os EUA construíram o pedestal. Este presente também teve um forte significado político, já que a Estátua da Liberdade foi concebida sob os valores republicanos e democráticos franceses. Inclusive, em sua mão esquerda, a estátua segura uma tabuleta com a data da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade - Um presente da França aos Estados Unidos

Qual é o nome original da Estátua da Liberdade?

Você sabia que a Estátua da Liberdade, na verdade, tem outro nome? A Liberdade Iluminando o Mundo, ou Liberty Enlightening the World, em inglês, é o nome original desta espetacular estátua, um título que simboliza tanto a liberdade quanto a orientação e a luz para os povos oprimidos que chegavam à América em busca do sonho de uma vida melhor. Essa ideia foi reforçada pela tocha que a estátua segura, iluminando o caminho.

Gustave Eiffel, seu criador

Já mencionamos que a Estátua da Liberdade foi um presente da França aos EUA, mas outra curiosidade sobre o monumento é que sua estrutura interna foi projetada por Gustave Eiffel, o famoso engenheiro responsável pela Torre Eiffel em Paris. Para criar a Estátua da Liberdade, Eiffel optou por um design inovador, baseado em uma torre interna de ferro forjado que se conectava à camada externa de cobre por meio de barras flexíveis. Graças a esse sistema dinâmico, que se adapta ao movimento do ar, o monumento resistiu a ventos, outros fatores ambientais e até a abalos sísmicos.

Aqui você pode conferir as "Curiosidades sobre a Torre Eiffel" que você provavelmente não conhecia.

Seu rosto e sua coroa

O escultor da Estátua da Liberdade foi Frédéric Auguste Bartholdi e, embora não seja oficialmente confirmado, acredita-se que ele modelou o rosto da estátua inspirando-se em sua mãe, Charlotte Bartholdi. Na verdade, muitos artistas da época usavam familiares ou pessoas próximas como modelos, uma prática bastante comum. O rosto da Estátua da Liberdade transmite calma, serenidade, dignidade e firmeza, atributos que, muito provavelmente, o escultor associava à sua mãe e quis eternizar em seu icônico monumento. Além disso, sua coroa também é cheia de simbolismo: os sete raios representam os sete oceanos e os sete continentes do mundo, reforçando ainda mais o conceito universal de liberdade.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade - Seu rosto e sua coroa

Uma estátua de 93 metros de altura

Outra curiosidade sobre a Estátua da Liberdade é seu processo de montagem. O monumento foi finalizado na França em 1884 e, para transportá-lo até os Estados Unidos a bordo do navio Isère, foi desmontado em 350 peças, acondicionadas em 214 caixas. Ao chegar a Liberty Island, local onde a estátua está erguida, ela foi remontada sobre o pedestal construído especialmente para ela, como um quebra-cabeça. Um verdadeiro feito logístico para a época, que levou vários meses para ser concluído, resultando em um monumento de 93 metros de altura.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade - Uma estátua de 93 metros de altura

Onde fica a Estátua da Liberdade?

Apesar de todos associarem a Estátua da Liberdade diretamente a Nova York, tecnicamente o monumento não está na cidade, e sim em Liberty Island, uma ilha federal localizada mais perto da costa de Nova Jersey do que de Nova York. Além disso, em termos jurídicos e jurisdicionais, essa ilha pertence ao estado de Nova Jersey, enquanto sua administração é feita pelo Serviço de Parques Nacionais dos EUA, junto com Ellis Island, outro marco histórico adjacente.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade - Onde fica a Estátua da Liberdade?

O detalhe de seus pés

Outra curiosidade que podemos observar ao examinar a Estátua da Liberdade são seus pés. Embora parcialmente cobertos por uma túnica, é possível notar grilhões e correntes quebradas, mais um símbolo de libertação da opressão e da escravidão. O monumento parece estar em movimento, com o pé direito levemente levantado, como se estivesse caminhando para frente, deixando para trás a escuridão e a tirania. Apesar de não ser facilmente visível, os pés da estátua estão carregados de significado.

Sua tocha

Sabia que a tocha atual da Estátua da Liberdade não é a original? A peça original foi danificada em 1916 devido a uma explosão relacionada à chamada Explosão Black Tom. Em 1984, por ocasião de um novo centenário, a tocha foi restaurada e substituída pela atual, uma réplica revestida com folhas de ouro 24 quilates. A tocha original está exposta no Museu da Estátua da Liberdade, enquanto o acesso à atual é restrito.

A Estátua da Liberdade como um farol

Terminamos nossa lista de curiosidades com uma das principais funções da Estátua da Liberdade: ela não foi apenas um símbolo de metal, mas também funcionou como farol por muitos anos, guiando navios de volta ao porto após longas viagens pelo oceano. Entre 1886 e 1902, a estátua serviu como farol do porto de Nova York, tornando-se o primeiro farol elétrico dos EUA, mais uma inovação tecnológica da época.

Agora que você conhece todas essas curiosidades, que tal descobrir quais são as "Maiores estátuas do mundo"?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade