Culturas germânicas

Qual o significado das cores da bandeira da alemanha

Qual o significado das cores da bandeira da alemanha
Imagem: papeldeparedemais.com

A bandeira da Alemanha trata-se de uma bandeira tricolor, ou seja, é composta por 3 faixas de cor, neste caso dispostas horizontalmente em preto, vermelho e dourado, ou amarelo. Isto você provavelmente já sabia, mas será que sabe qual o significado das cores da bandeira da Alemanha? Para que consiga uma resposta simples e esclarecedora a esta pergunta, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra esta curiosidade!

Também lhe pode interessar: Qual o significado da bandeira da Espanha

A bandeira da Alemanha nem sempre foi como a conhecemos, em 1866 adotava as cores preta-branca-vermelha. Apenas se tornou preta-vermelha-dourada após a reunificação deste país, em 1990.

Qual o significado das cores da bandeira da alemanha -
Imagem: sosalemanha.blogspot.pt

Por esta razão a atual bandeira da Alemanha está fortemente relacionada com a sua história, sobretudo com a Segunda Grande Guerra Mundial.

Ao contrário do que acontece com as bandeiras de outros países, as cores da banheira da Alemanha não têm um significado individual. Juntas elas representam a unidade e liberdade do país e do próprio povo alemão.

As atuais cores da bandeira alemã estão ainda relacionadas com uma Alemanha mais "pura", existente durante a República de Weimar (antes do domínio Nazi), em que as cores eram preto-vermelho-amarelo, como representação dos partidos políticos democratas, centristas e republicanos.

Veja também: Como fazer roupa típica alemã

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das cores da bandeira da alemanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Alberto Hildefonso Pante
A mim me falaram na escola que a cor preta nas bandeiras significa que o País passou por uma guerra e assim ganham a cor preta ou uma das cores é trocada pela preta. Isso condiz com a realidade?
BRU KATZKI
Nossa obrigado, eu n sabia muito sobre a Alemanha e o que significava as cores, mais achei muito legal, o significado e outras coisas vai me ajuda muito no meu trabalho obrigado mesmo...
Sara Silva
Olá Bru, que bom saber que podemos ajudar! Obrigada e continue nos acompanhando!
Fabio
Qual o significado do Preto? Qual o significado do Vermelho? Qual o significado do Amarelo?
Sara Silva
Olá Fábio. Na bandeira alemã as cores não têm um significado independente, as três juntas significam unidade e liberdade.
duda
amarelo é sol o vermelho é sangue eo preto é vulcão
Imagem: papeldeparedemais.com
Imagem: sosalemanha.blogspot.pt
1 de 2
Qual o significado das cores da bandeira da alemanha