Calcular os ângulos

Como utilizar teodolitos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como utilizar teodolitos

O teodolito é um tipo de telescópio que pode ser utilizado tanto no plano horizontal quanto no vertical para medir ângulos. Os teodolitos são muito utilizados pelos inspetores durante os projetos de construção. O instrumento é operado colocando-se o telescópio em um ponto, com o objetivo da peça no segundo ponto de medição, e em seguida passa-se à leitura da medida através do ocular.

Também lhe pode interessar: Como calcular a pressão do vapor
Passos a seguir:
1

Coloque o teodolito no ponto de partida para a medição. A localização do instrumento marca o primeiro ponto no ângulo que se deseja medir.

2

Ajuste a altura do teodolito de maneira que você possa ver comodamente através do ocular. Use os botões de ajuste no instrumento para ajustar a altura, o movimento lateral e o foco.

3

Assegure-se de que o teodolito esteja perfeitamente nivelado mediante o ajuste do prumo. Esta peça encontra-se sob o telescópio, na parte inferior do instrumento.

4

Olhe pelo ocular, movendo-o para cima ou para baixo para ajustar o ângulo de medição. Uma linha vermelha destacará as áreas que estão sendo medidas. As medidas horizontais e verticais aparecerão no lado do alcance de visão do instrumento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como utilizar teodolitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Os teodolitos são muito sensíveis e devem ser manipulados com cuidado. O menor dano por uma manipulação inadequada do instrumento pode alterar as leituras e comprometer sua precisão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como utilizar teodolitos