Partilhar

O que significa Crush

Por Julia Latorre. Atualizado: 20 novembro 2017
O que significa Crush
Imagem: jeitoestupido.blogspot.com.es

A língua portuguesa é cheia das suas particularidades e palavras de sentido único, alguma delas mal tem tradução para outras línguas. Acontece que com a globalização e a era da internet cada vez mais tomamos algumas palavrinha emprestadas de outras línguas, principalmente do inglês.

A maioria desses vocábulos emprestados até tem uma tradução em português mas o sentido da frase acaba ficando mais completo e descolado quando usamos o termo em inglês. Essa tendência tem nome: estrangeirismo, que é quando uma palavra de outra língua é incorporada ao léxico da língua receptora. A expressão Crush é uma desses casos.

Se você não tem o inglês como língua materna você não é obrigado a saber o significado das palavras, tampouco usá-las. Mas se você tem vontade de acrescentar alguma expressões ao seu vocabulário e curiosidade em saber o que significa Crush, se ligue na resposta do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que significa saruê?

A tradução de Crush

Ao pé da letra Crush é um verbo da língua inglesa que pode ter o sentido de esmagar, triturar, destruir, moer ou colidir.

Exemplos do significado de Crush como verbo de força ou pressão:

His car was crushed by a tree = O carro dele foi esmagado por uma árvore

Como verbo a expressão Crush também pode ter um sentido de repressão. Repare no exemplo:

The opposition was brutally crushed = A oposição foi brutalmente reprimida.

Ainda como verbo de força, pode ter um sentido de finalizar ou destruir:

Their hope were crushed by the bad news = A esperança deles foi destruída pelas más notícias.

Sugestão: De onde surgiu o 'Já acabou Jéssica'?

O que significa Crush - A tradução de Crush

Crush como gíria

Os falantes da língua inglesa também usam a expressão Crush para designar atração por pretendentes amorosos ou paixões platônicas. O que no Brasil poderiamos classificar como "paixonites" ou "quedinhas". É importante não confundir o significado dessa expressão com gostar ou amar. Observe nos exemplos:

  • She has a crush on you = Ela tem uma queda por você
  • He is my crush = Ele é o meu paquera

O que é Crush na boca do povo

Na língua portuguesa Crush passou a ser usado primeiramente na linguagem virtual, principalmente do Facebook e Instagram, com o sentido representado acima, de atração e não de esmagamento. A expressão se tornou tão popular na linguagem escrita das redes sociais e nos memes que passou a ser também falada como uma gíria.

O sentimento de Crush pode ser mútuo ou não. Você pode dizer que aquele seu ficante que você não tem nada muito sério é o seu Crush, ou aquela pessoa com que você troca olhares. Observe alguns exemplos da expressão nesse caso:

  • Hoje eu vou sair com o meu crush.
  • Meu crush acabou de me mandar uma mensagem.

Outra aplicação da palavra crush na língua portuguesa é designá-la ao sentimento e não à pessoa por quem você tem uma paixonite. Confira exemplos:

  • Ela tem um crush pelo amigo do primo dela.
  • Ontem eu estava no metrô e tive um crush com uma menina.

Ainda com relação ao significado do sentimento de crush, ele pode ser designado a paixões platônicas impossíveis. Essa expressão é muito usada na internet para falar sobre celebridades atraentes, como por exemplo:

  • Eu tenho vários crushes pelo personagem dessa série.

Crush já é tão popular no vocabulário informal que ganhou brincadeiras e variações adaptadas ao português referindo-se ao tema. Um dos casos é a invenção do verbo (informal) crushar e descrushar. Observe os exemplos:

  • Eu curtia ele mas já descrushei.
  • Ontem quando eu vi ela crushei na hora.
O que significa Crush - O que é Crush na boca do povo
Imagem: beijosnaomeliga.com.br

Como escreve crush

Como o título indica, crush é um estrangeirismo que se escreve assim mesmo: c-r-u-s-h! A pronuncia correta da palavra Crush é parecida com "crãch". A expressão no contexto da língua portuguesa tanto na internet quanto na linguagem falada mantém o significado de paquera, pretendente, paixonite, paixão platônica e até de ídolo, em alguns casos.

Você tem um Crush? Talvez seja a hora de conferir

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Crush, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre O que significa Crush

1 comentário
Veralucia
Eu tenho meu chush aquele que vi pela primeira vez. troquei olhares e achei lindo. Cristo o crush da minha vida.

O que significa Crush
Imagem: jeitoestupido.blogspot.com.es
Imagem: beijosnaomeliga.com.br
1 de 3
O que significa Crush

Voltar ao topo da página