Partilhar

Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças

Quando chega o momento de escrever algumas formas verbais, podem surgir dúvidas importantes. As conjugações dos verbos "ver" e "vir" são um bom exemplo disso, pois existem formas verbais cujos sons e grafias são muito semelhantes, criando confusão. Se você confunde as palavras "vem", "vêm", "veem" e "vêem", saiba que não está sozinho. Essa dúvida é quase geral, e se deve à imensa parecença entre as quatro expressões. Para conseguir usar esses termos sem fazer feio na hora de escrever, é importante conhecer as diferenças entre eles. Leia esse artigo do umComo e conheça melhor vem, vêm, veem e vêem - diferenças.

Também lhe pode interessar: Quando devo usar a crase
Passos a seguir:
1

Vem

A expressão "vem" é a conjugação do verbo "vir", na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. É usada para representar a ideia de que uma pessoa apenas se dirige ao local onde você está presentemente. Confira os exemplos:

  • A minha mãe vem de longe para ver você.
  • Você vem me ajudar?
  • De onde vem essa menina?

A palavra "vem" também pode ser usada como uma conjugação do mesmo verbo, na terceira pessoa do singular do imperativo. Dê uma olhada nesses exemplos:

  • Vem cá ou vai apanhar!
  • Querido, vem para perto da sua namorada.
2

Vêm

A palavra "vêm" é a conjugação do verbo "vir" na terceira pessoa do plural do indicativo. É usada para se referir ao ato de um grupo de pessoas que se dirige ao local onde você se encontra. Veja como usar:

  • Eles vêm cá no Natal.
  • As meninas vêm de todo o mundo para ver isso.
3

Veem

A palavra "veem" não tem relação com o verbo "vir". É uma conjugação do verbo "ver" na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. É usada para se referir a um sujeito plural - um grupo de uma ou mais pessoas, que enxerga qualquer coisa. Veja os exemplos:

  • Meus irmãos veem televisão todos os dias.
  • Eles veem os dias a passar por eles rapidamente.
  • Vocês veem as meninas dançando ali?
4

Vêem

A palavra "vêem" é uma forma antiga do verbo "ver", conjugada na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esta expressão deixou de estar correta com o Novo Acordo Ortográfico de janeiro de 2009, sendo a expressão correta "veem". O acento circunflexo deixou de ser usado em verbos na terceira pessoa do plural que terminam em -eem. Confira a diferença:

Antes do acordo ortográfico

  • Eles vêem
  • Eles dêem
  • Eles crêem
  • Eles lêem

Depois do acordo ortográfico

  • Eles veem
  • Eles deem
  • Eles creem
  • Eles leem
5

Agora que já sabe como usar as palavras vem, vêm, veem e vêem e conhece suas diferenças, não deixe de acessar esses artigos do umComo que esclarecem outras dúvidas comuns da língua portuguesa:

Como se escreve a gente ou agente

Como se escreve de repente ou derrepente

O que são palavras parônimas

Boas escritas!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças

Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças
Vem, vêm, veem e vêem - Diferenças

Voltar ao topo da página