Uma arroba equivale a quantos quilos? - Conversões e origem

Uma arroba equivale a quantos quilos? - Conversões e origem

A palavra arroba vem do árabe, significando ar-rub, ou seja, a quarta parte. A arroba é uma antiga unidade de medida de massa utilizada em Portugal, Espanha e em suas antigas colônias da América do Sul e que foi extinta após a oficialização do Sistema Internacional de Unidades pois a arroba tinha deferentes equivalências dependendo da região, fazendo com que seu uso fosse bastante confuso. Apesar da arroba não ser uma medida oficial em muitas regiões ainda é utilizada por costume, ainda que seja apenas em contextos específicos como para pesar gado. Se você quer saber a quantos quilos equivale uma arroba, esse artigo do umCOMO te explica e te ajuda na conversão.

Quantos quilos equivale uma arroba?

Originalmente a arroba tinha o mesmo de 25% de um quintar (outra medida também extinta), o que dava aproximadamente 12kg, entretanto, a arroba ganhou diversas medidas e o quanto vale uma arroba tudo depende da região onde a contagem está sendo feita. As medidas da arroba são:

  • Brasil e Portugal: 14,688kg, entretanto, é comumente arredondada para 15kg;
  • Espanha: 16,3293kg;
  • Reino Unido: 22,7kg;
  • Catalunha: 10,4kg.

Quantos quilos tem uma arroba de boi?

O peso de um boi é estipulado não apenas pelo seu peso caso seja colocado em uma balança, geralmente no peso do boi em arroba é considerado apenas a carne e ossatura do animal, o que dá aproximadamente 50% de seu peso total, os outros 50% são compostos por órgãos internos e sangue. Quando se considera o peso total do animal, devemos usar o quilograma como medida, entretanto, o peso convertido para arroba considera apenas o peso "aproveitável" da carne e ossatura.

Apesar de 50% ser a porcentagem média da carne com a ossatura de um boi, vale considerar que por vezes o animal está fraco, magro ou gordo demais, doente etc, até mesmo o sexo do animal pode interferir nessa porcentagem (vacas costumam ser a ossatura mais leve do que boi, assim como acontece com homens e mulheres), sendo assim, o ideal é que não se faça essa medição com o animal ainda vivo, pois só saberemos com certeza quantas arrobas possui após o abate e separação das peças.

Exemplo: Coloca-se um boi em uma balança e obtêm-se o total de 600kg, quantas arrobas esse boi tem?

Para saber a resposta, basta dividir o peso do boi por 2 para saber qual seu peso aproveitável, chegando-se assim em 300kg. 300kg convertidos para arroba, considerando a arroba brasileira de 15kg dá um total de 20 arrobas. Para converter arroba em peso, basta fazer o oposto, pega-se o peso do animal em arroba, multiplica-se por 2 e depois por 15.

Quando pesa um boi (em média)?

Um boi pesa em média 1100kg, convertendo para arroba, um boi pesa em média 36,6 arrobas, entretanto, a vaca pesa em média 720kg, o que dá 24 arrobas.

Entenda: Quanto equivale um galão?

Origem da arroba e outros usos

Para nós no século XXI parece impossível, mas durante a Idade Média o papel era um artigo caríssimo e de luxo, sendo assim, quem o tinha devia fazer o melhor uso possível do espaço disponível em uma folha, por isso diversas abreviações utilizadas até hoje foram criadas. Exemplificando essa abreviação com algo que vemos no nosso dia a dia temos o símbolo "&", que significa ainda "e", porém, naquela época fala-se latim em grande parte da Europa Ocidental, língua na qual a conjunção "e" é escrita "et" e uso do símbolo "&" ajudava a poupar espaço transmitindo a mesma ideia.

A arroba, escrita "@" como ainda é hoje, foi usada por muito tempo por ingleses comerciantes para estabelecer a relação entre quantidade de preço de um produto, entretanto, na Península Ibérica a arroba começou a ser usada com a conotação que temos hoje de medida de massa originalmente criada por árabes que habitavam a região, sendo 25% de outra medida também árabe chamada quintar. Nos primórdios do Brasil a media já era utilizada principalmente na contagem da massa de animais de corte e também de grãos, visto que a alta produção desses produtos dificultava o uso do quilograma por ser 1 kg um peso ínfimo perto das toneladas de grãos e carne produzidos.

Além do quilograma e da arroba, outra unidade de medida muito utilizada é a libra, para saber mais veja nesse artigo quanto equivale uma libra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Uma arroba equivale a quantos quilos? - Conversões e origem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.