Outros Formação contínua para adultos

Tudo sobre Concurseiros Unidos - O que é?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 1 março 2021
Tudo sobre Concurseiros Unidos - O que é?

Passar em um concurso público é um sonho de muitos brasileiros, devido aos bons salários e a estabilidade que só a carreira no serviço público oferece. Os concursos públicos são muito concorridos e os cursos voltados para eles costumam cobrar valores muito altos por suas aulas e apostilas. Isso leva alguns concurseiros federais e estaduais a adotarem a prática de 'rateio para concursos' - nada mais do que compartilhamento de material pirateado de plataformas de estudo para concurso, disponibilizado a partir de preços módicos. Entre essas plataformas de rateio para concursos, destaca-se o Concurseiros Unidos. E é sobre isso que é este artigo do umCOMO: tudo sobre Concurseiros Unidos - o que é?

Também lhe pode interessar: Como melhorar a caligrafia

Índice

  1. O que é Concurseiros Unidos?
  2. Concurseiros unidos é crime?
  3. Concurseiros Unidos é bom?
  4. Concurseiros Unidos é confiável?

O que é Concurseiros Unidos?

O Concurseiros Unidos é um serviço online de rateio de materiais para concurso. O 'rateio' consiste no compartilhamento de materiais voltados ao estudo e preparação para concursos. É necessário cadastrar-se no site e pagar uma quantia em dinheiro para ter acesso aos serviços disponibilizados na plataforma - é possível acessar videoaulas e apostilas de cursinhos online famosos por um preço mais acessível, o que torna o Concurseiros Unidos tão atraente para muitas pessoas.

Concurseiros unidos é crime?

Sim! Concurseiros Unidos é crime. Para alguém que pretende entrar na carreira pública, agir com ética e honestidade é fundamental. Sabe-se que a honestidade é medida nas pequenas atitudes do dia a dia, e não nos grandes atos de corrupção. Falando nisso, leia mais sobre o que é ética profissional. Concurseiros Unidos é crime pois é uma forma de pirataria: o site viola os direitos autorais dos professores responsáveis por elaborar as videoaulas e as apostilas, além dos direitos de propriedade intelectual daqueles que produziram esses materiais.

Logo, não é recomendado usar esse tipo de serviço, pois além de ser crime, prejudica aqueles que estão realmente empenhados na produção de aulas e de material didático. A valorização da educação no Brasil passa por uma remuneração justa e adequada de quem produz conhecimento, logo, o financiamento desse tipo de plataforma vai na contramão desse pensamento.

Entenda: como funcionam os direitos autorais.

Concurseiros Unidos é bom?

Além das questões éticas e morais envolvidas, usar material pirateado é muito prejudicial a quem produz e a quem adquire, isso porque muitas vezes o que se compra é um material desatualizado ou com erros de formatação. Dessa forma, Concurseiros Unidos não é bom - ele não oferece a estrutura necessária ao concurseiro nem a remuneração devida ao professor. Trata-se do famoso ditado: “o barato sai caro” - ou seja: o melhor na preparação para concursos públicos é utilizar material certificado de uma plataforma confiável.

Concurseiros Unidos é confiável?

A confiança se estabelece quando há uma relação de cumplicidade com o outro. É preciso acreditar que o outro será capaz de cumprir e arcar com seus compromissos. Dessa forma, não é possível que uma plataforma cuja base se dá em pirataria seja confiável. Não há como ser digno de confiança quando se viola os direitos do outro, além de proceder com falta de ética. Dessa forma, Concurseiros Unidos não é confiável e não se recomenda seu uso.

Além disso, no Reclame Aqui[1],a empresa conta com 470 queixas, e muitos são os relatos de pessoas que pagaram e não tiveram acesso a plataforma; não tiveram acesso ao material de forma integral; encontraram erros no material, entre outros. Algumas pessoas afirmam que as videoaulas disponibilizadas pelos Concurseiros Unidos travam, e também há muitas queixas de site fora do ar. Ou seja: você paga por um serviço e não recebe por ele adequadamente. Também não é possível fazer uma queixa direita, isso porque não há telefone do Concurseiros Unidos - a empresa de rateio para concurso afirma estar disponível apenas na internet. Logo, o site Concurseiros Unidos não é confiável.

Para passar em concursos públicos não há atalhos: é necessário muito estudo e dedicação, e umCOMO pode te ajudar a atingir seu objetivo. Confira nossos artigos sobre como organizar o tempo para estudar e como melhorar meu desempenho nos estudos. A organização e a dedicação são as chaves do sucesso para aqueles que desejam ter um cargo no serviço público, seja ele federal, estadual ou municipal. Os benefícios oferecidos pelas carreiras públicas são recompensadores dos esforços para se chegar até lá.

Leia também: Como saber se sou pardo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tudo sobre Concurseiros Unidos - O que é?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Tudo sobre Concurseiros Unidos - O que é?