Partilhar

Truques para memorizar textos longos

Truques para memorizar textos longos

Na maioria dos estudos superiores, os alunos devem enfrentar-se a uma longa agenda que deverão entender e memorizar. Compreendendo a matéria teremos avançado muito, memorizar determinados textos pode ser essencial. Por este motivo, mostramos-lhe alguns truques para memorizar textos longos.

Também lhe pode interessar: Como interpretar textos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer antes de enfrentar um texto é compreendê-lo. Se não entendermos o significado do mesmo, podemos memorizá-lo, mas será bem mais fácil esquecer certas partes.

2

Sublinhar é importante, mas outro truque pode ser anotar à margem do texto determinadas palavras-chave. Com este truque jogamos com a associação de ideias, pois cada parágrafo pode sugerir algo e será sempre mais fácil lembrar desse primeiro termo.

Mas ao mesmo tempo também estamos jogando com a memória visual, pois acredite-se ou não, ao memorizar os parágrafos também estamos memorizando sua disposição na folha. Lembrando das palavras que estão à margem podemos lembrar de todo o texto e da localização de cada uma de suas partes.

3

Podemos dividir o texto em várias partes e aprendê-las separadamente. Assim será mais fácil. Neste ponto, podemos pegar cada parte e fazer um resumo com nossas próprias palavras. Também podemos aprender o texto frase a frase. Trata-se de memorizar as frases por separado e depois ir unindo-as para que tenham sentido.

4

Com certeza encontraremos palavras que temos que aprender de qualquer maneira. Léxico específico que não podemos explicar com nossas palavras, pois refere-se especificamente a algo. Neste caso, funciona muito bem a associação. Podemos dividir a palavra e associar cada parte com uma palavra que nos seja mais simples.

5

Os velhos truques muitas vezes funcionam. Podemos, portanto, memorizar o texto enquanto o escrevemos uma e outra vez. Nossa cabeça acabará assimilando-o.

6

Além disso, não podemos nos esquecer de recitar a lição. Memorizar baixinho pode ser complexo, mas se tentarmos repetir em voz alta o que estamos tentando estudar com certeza ficará melhor em nossa mente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para memorizar textos longos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Truques para memorizar textos longos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Flávio
Muito bom mesmo gostei agora vou ler mas bíblia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Flávio! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Truques para memorizar textos longos
Truques para memorizar textos longos

Voltar ao topo da página