Tipos de gêneros musicais

Tipos de gêneros musicais

É difícil encontrar alguém que afirme não gostar de música, mas é comum sentir uma predileção por um determinado tipo de melodia. Música instrumental, clássica, moderna, tradicional, etc. Esta poderia ser uma classificação muito básica de gêneros musicais, porque os diferentes tipos de música são contados às dezenas.

Dependendo dos instrumentos musicais utilizados, da combinação de ritmos e da sequência da melodia, as músicas de todos os tipos são capazes de transmitir emoções - da tristeza à alegria -, por isso é fácil encontrar um estilo musical para qualquer situação.

Você sabe qual é a definição de gênero musical? Se você nunca parou para pensar na variedade de tipos de música que existem, neste artigo do umCOMO analisamos alguns dos 20 tipos de gêneros musicais mais importantes, sabendo que deixaremos de fora mais de um. Com esta exposição, você pode conhecer o significado dos gêneros.

1. Música clássica

Embora o termo música erudita englobe inúmeros subgêneros, ela se refere às grandes composições criadas durante o período que abrange os séculos 17, 18 e início do século 19.

Inclui com obras-primas que surgiram de gênios musicais como Wagner, Beethoven, Mozart, Vivaldi, Bach ou Chopin. É considerada clássica por ser uma música atemporal que vai além da época em que foi composta e, séculos depois, continua despertando admiração. Por esta razão, ouvir música clássica hoje abrange séculos de História.

2. Jazz

O som inovador da música jazz explodiu nos Estados Unidos no fim do século 19, especialmente em algumas cidades como Nova Orleans. É uma música cativante e eclética, mas com identidade própria.

Este tipo de gênero musical combina ritmos de blues, swing, tendências musicais europeias da época e até acordes de música clássica no piano ou outros instrumentos, para obter seu som surpreendente, alegre e melancólico em partes iguais.

Você deve saber que o saxofone, trompete e contrabaixo são seus principais instrumentos, além da improvisação no palco. É característica desse gênero musical a presença das big bands de grandes figuras, como Louis Armstrong ou Tito Puentes.

3. Blues

Dos gêneros musicais, o blues está estreitamente ligado ao jazz (alguns o consideram seu antecessor), o blues tem suas raízes na música africana trazida consigo por escravos levados para os Estados Unidos. Essas canções tristes fundidas com outros ritmos americanos e ocidentais, fizeram do blues um gênero musical de grande influência na música posterior. Se destacaram figuras como B.B. King ou Eric Clapton.

4. Gospel

O gospel está dentro da música religiosa (um gênero musical próprio), mas tem pouco a ver com os cantos gregorianos de um convento. Esta música espiritual e afro-americana atingiu a sua máxima expressão em meados do século 20, graças aos coros das igrejas protestantes ou evangélicas. São cânticos de louvor a Deus em que, com surpreendente ritmo e vitalidade, combinam melodias africanas com hinos e salmos evangélicos.

5. Soul

O soul (alma em inglês) é um gênero musical que influenciou significativamente as correntes musicais posteriores. Tem as suas origens nos anos 50 e caracteriza-se por melodias lentas e letras cheias de sentimento e nostalgia. Tem pontos em comum com o gospel, mas seu ritmo é muito mais lento.

6. Pop

O pop é uma mistura de diferentes ritmos musicais. Começou a ser chamada de "pop" na década de 50 do século passado, por ser um tipo de música leve, dançável, cantável e, em última instância, "popular".

Ainda está na moda, existem cantores e grupos pop em todo o mundo e em qualquer idioma, embora alguns acreditem que a origem desse ritmo cativante e universal nasceu em Liverpool com os Beatles. O pop é um dos gêneros musicais mais ouvidos em todo o mundo.

7. Rock and Roll

A música pop não é a única que começa a estar na moda nos anos 50. Também nestes anos, o Rock and Roll se destaca como outro gênero musical que perdurará ao longo do tempo. Ritmos dançantes, melodias cativantes e destaque de guitarras e baterias são suas marcas registradas. Como representante máximo, Elvis Presley. Você deve saber que os musicais de rock são conhecidos em todo o mundo.

8. Country

O country é um gênero clássico da música popular dos Estados Unidos, que continua a ter fãs em todo o mundo. A estética "cowgirl" e canções de guitarra simples acompanhadas por outros instrumentos musicais, como violino, bandolim ou banjo, fazem parte da tradição norte-americana.

9. Disco

Como você pode imaginar, a música disco é aquela projetada para que, quando soa, a pista de dança da discoteca seja preenchida. É nos anos 70 que entra com força no cenário musical e continua sendo o favorito de muitos.

10. Techno

O techno é um gênero musical que deriva da disco music, quando passa a incluir acordes ousados ​​feitos em mesas de mixagem de som e, sobretudo, com sintetizadores eletrônicos. Diz-se que os primeiros DJs que deram um novo ar à disco music foram os da cidade de Detroit nos anos 80.

11. Reggae

Dentro dos estilos musiciais, os acordes do reggae são facilmente reconhecíveis por sua simplicidade e porque são repetidos várias vezes, dando a qualquer melodia uma cadência constante. É um gênero musical originário da Jamaica com importantes reminiscências africanas, também da cultura rastafari. O lendário Bob Marley deu a conhecer ao mundo.

12. Salsa

É um dos ritmos latinos mais populares do mundo por suas melodias cativantes que convidam você a dançar (salsa, claro). A salsa, música ligada à cultura cubana, é uma mistura do próprio som cubano e outras melodias caribenhas e latino-americanas.

13. Flamenco

O flamenco em um gênero que se enquadra na música tradicional espanhola. As suas origens remontam a séculos e surge sobretudo na Andaluzia, fruto da mistura de culturas: muçulmana, castelhana e judia.

O flamenco também está intimamente ligado à cultura cigana, à guitarra espanhola e ás vozes dos cantores, que formam um par perfeito na hora de transmitir uma música cheia de emoções e sentimentos. É um dos melhores tipos de música espanhola.

14. Ranchera

Como o flamenco na Espanha, a ranchera é o gênero musical popular mais profundamente enraizado no México. As primeiras melodias deste tipo datam do século 19, embora o auge do gênero tenha ocorrido com o século 20. Sempre ligadas aos mariachis, as rancheras, com suas letras de amores impossíveis e traições, são a expressão do povo mexicano.

15. Hip hop/Rap

O hip hop não é exatamente um gênero musical, mas sim uma corrente cultural nascida nos anos 70, em bairros de Nova York como Brooklyn e Bronx, liderada por afro-americanos e imigrantes de diferentes países latinos. Graffiti ou breakdancing são manifestações do que foi uma cultura urbana inovadora, com o rap como música. Os ritmos simples, mas poderosos, e as rimas improvisadas carregadas de denúncia social, definem o gênero.

16. Reggaeton

Na década de 1990, um novo tipo de música surgiu com força e se espalhou de Porto Rico para o mundo inteiro. Seu ritmo cativante é uma combinação de melodias muito diversas que vão do reggae à música tradicional latino-americana, sem deixar para trás notas de música urbana.

A popularidade do reggaeton não parou de crescer nas últimas décadas. É um dos gêneros musicais atuais mais conhecidos e as músicas do reggaeton estão na moda hoje em dia. Aqui você pode descobrir Como se vestir como um reggaeton,

17. Metal

O metal e sua expressão mais extrema, o heavy metal, é uma evolução do rock que atingiu seu auge na década de 1980, principalmente nos países ocidentais. É um tipo de música poderoso, com grande força instrumental e presença máxima de guitarras elétricas com arrancadas "impossíveis" acompanhados de vozes intensas, com agudos fortes ou graves profundos. Iron Maiden ou Metallica são alguns dos grupos mais representativos.

18. Funk

Da fusão de diferentes gêneros musicais, como jazz, soul e ritmos latinos, juntamente com alguns elementos do rock, o funk surgiu com força no final dos anos 60 nos Estados Unidos, evoluindo rapidamente ao incorporar acordes típicos da música eletrônica emergente. É considerada a "semente" do que seria a música disco.

19. Bossa Nova

A suave e cativante bossa nova faz parte da tradição musical brasileira. Sua melodia harmoniosa é uma delicada evolução dos ritmos do samba combinados com o jazz. Canções tão populares como "Garota de Ipanema" são um claro exemplo desse gênero musical atemporal.

20. Música melódica

A música melódica, base da canção melódica, foi um dos gêneros mais ouvidos no século XX, agrupando acordes de gêneros e subgêneros muito diferentes, do bolero ao soul, sem esquecer as reminiscências da famosa música clássica. As grandes baladas nas vozes dos solistas que brilham acompanhadas por uma orquestra sinfónica, são a sua expressão máxima.

Se você já conhece os gêneros musicais mais populares e está pensando em formar uma banda de música, não perca este artigo sobre Nomes para grupos musicais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de gêneros musicais, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.