Significado da bandeira do Japão

Significado da bandeira do Japão

A bandeira do Japão é umas das mais fáceis de identificar em todo o mundo, assim como uma das mais populares. A imagem contem um círculo vermelho, totalmente preenchido, em fundo branco e nada mais. Apesar de o seu nome oficial ser Nisshoki, que significa "bandeira do sol", a bandeira japonesa é carinhosamente chamada de Hinomaru pelo povo japonês, o que pode ser traduzido como "disco solar". Se você gostaria de conhecer o significado da bandeira do Japão, continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra a origem, a simbologia e algumas curiosidades sobre o símbolo da nação nipônica!

Passos a seguir:
1

Origem

A bandeira do Japão só se tornou a bandeira oficial do seu país em 1999, através de um decreto nacional em que as suas dimensões e especificações exatas foram formalizadas. A imagem era, previamente, usada sem reconhecimento oficial pelo governo vigente japonês.

A bandeira nasceu em meados do século XIII, durante o período das invasões mongóis no país. Reza a lenda que terá sido feita por um sacerdote budista, de nome Nichiren, como uma oferenda para o imperador da altura. A bandeira passou então a ser usada por navios e unidades militares durante os séculos XV e XVI.

2

Simbologia

O círculo vermelho no centro da bandeira representa o sol. A maior parte dos historiadores acredita que simboliza o sol nascente, chegando sobre as ilhas do Japão e guiando o povo até ao seu destino.

Muitos dizem que o círculo na bandeira representa o próprio Japão.

Imagem: flagpedia.net
3

Curiosidades

A bandeira do Japão foi, durante a Segunda Guerra Mundial, modificada para incluir raios de sol que se espalhavam do círculo vermelho no centro. Essa versão da bandeira foi usada a bordo de navios de guerra, representando o sol nascente espalhando sua luz sobre todo o mundo.

Durante o período de pós-guerra, a bandeira foi ignorada durante vários anos. O motivo desse desprezo foi a perda geral de orgulho nacional. Só no final do Séc. XX é que os políticos japoneses incentivaram o retorno da bandeira como símbolo nacional.

Algumas pessoas afirmam que a origem do desenho com o círculo vermelho remonta ao ano de 607, quando o príncipe Shotoku enviou uma carta com esse mesmo símbolo para o Imperador. A carta incluía também uma mensagem onde se podia ler a frase "do príncipe do sol nascente".

A bandeira do Japão é, muito provavelmente, a bandeira mais fácil de desenhar. Basta desenhar um círculo no centro usando um compasso e preenche-lo de vermelho.

Imagem: giantbomb.com
4

Agora que já conhece o significado da bandeira do Japão, não deixe de consultar os outros artigos sobre bandeiras do umComo:

Qual o significado da bandeira de Espanha

Qual o significado das cores da bandeira do México

O que significam as cores da bandeira de Inglaterra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado da bandeira do Japão, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.