Quem inventou o telefone

Quem inventou o telefone
Imagem: revistadacultura.com.br

Exitem muitas dúvidas sobre quem inventou o telefone, o professor e inventor bem sucedido Alexander Graham Bell ou o pobre e inventor António Meucci? Nos dias de hoje já não conseguimos viver sem este aparelho, dependemos dele para tudo, é a nossa agenda, o nosso entretenimento e o nosso ponto de comunicação com o mundo. Descubra com este artigo quem inventou o telefone e o porquê desta polêmica entre estes dois homens de mundos tão distantes.

Alexander Graham Bell

Bell era um escocês nascido em Edimburgo no ano de 1847, era conhecido como um professor inventor. Este homem era oriundo de famílias muito bem sucedidas para a época, o seu pai, o seu tio e o seu avó eram professores, todos ligados à área de elocução (exprimir pensamentos através de palavras). Alexandre Graham Bell estudou num colégio real e aos 16 anos iniciou a sua carreira como professor de elocução. A mãe de Bell era surda e para melhorar a sua surdez este homem centrou-se na ciência acústica. Em 1870 Bell virou todas as suas atenções para as máquinas de comunicação.

Em Boston onde vivia na altura, Bell tentava incessantemente criar o telefone, mas foi em 7 de Março de 1876 que conseguiu registar a sua patente. No ano seguinte criou uma companhia telefônica chamada Bell, depois da patente do telefone surgiram mais 18 patentes, 14 delas relacionadas com o telefone e o telégrafo. Já no final da sua carreira foi um dos membros fundadores do Nacional Geographic Society. Bell faleceu na Nova Escócia no dia 2 de Agosto de 1922.

Imagem: history.com

Antonio Meucci

Meucci nasceu em Florença no dia 13 de Abril de 1808, foi conhecido como um inventor revolucionário, este homem estudou engenharia química e engenharia industrial. Trabalhou como técnico de cenários no Teatro della Pergona em Florença, foi lá que encontrou o amor da sua vida, que posteriormente se tornou sua esposa. Este inventor chegou a ser preso duas vezes, na primeira vez, ficou um ano em cativeiro, por participar num movimento de libertação e na segunda vez ficou quase quatro meses preso por ser acusado de conspiração.

Deixou Florença em 1835 com a sua esposa e emigrou para a América, em 1856 Meucci tenta criar um telefone eletromagnético para conseguir estar sempre em contato com a sua esposa doente. Ele queria que a sua esposa estivesse no quarto e sempre que precisa-se dos cuidados dele, bastava telefonar-lhe para o escritório, localizado no segundo andar da casa. Eles viviam com bastantes dificuldades financeiras, Meucci acabou por falecer em Nova Iorque no dia 18 de Outubro de 1889.

Imagem: toptenz.net

Quem inventou o telefone

Quem inventou o telefone foi Meucci, porém como se encontrava com diversas dificuldades financeiras não conseguiu pagar a patente permanente do aparelho que inventou em 1860. Novamente devido a problemas financeiros, segundo se consta a sua mulher acabou por vender os desenhos de Meucci, a Bell. Meucci chegou a processar Bell por ter patenteado a sua invenção mas acabou falecendo durante o julgamento e este foi encerrado. Durante décadas Bell foi considerado o grande inventor do telefone mas em 2002 no congresso dos Estados Unidos, foi constatado que Meucci era o verdadeiro inventor do telefone.

Imagem: toptenz.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem inventou o telefone, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.