Que língua se fala no Suriname

Que língua se fala no Suriname

O Suriname, oficialmente conhecido por República do Suriname, é um país da América do Sul que faz fronteira com a Guiana Francesa, com o Brasil e com a Guiana, sendo banhado pelo oceano Atlântico a norte. Apesar da sua geografia, o país não pode ser classificado como integrante da América Latina devido à colonização neerlandesa. Em 1975, o Suriname conseguiu tornar-se em um país independente, sendo hoje uma República presidencialista. Sabia que estes dados definem que língua se fala no Suriname? Continue lendo e descubra qual o idioma usado no país.

Passos a seguir:
1

O Suriname é um país multilíngue, sendo que se falam várias línguas e dialetos no território.

No entanto, a língua oficial é o neerlandês, sendo o idioma das escolas, dos meios de comunicação, das empresas e dos governos. O Suriname é o único país na América do Sul onde o neerlandês é a língua oficial e um dos dois únicos países do continente onde se fala uma língua não românica, sendo que o outro é a Guiana, onde se fala inglês.

Em Paramaribo, dois terços das famílias falam neerlandês. Só nas zonas do interior do Suriname o neerlandês é pouco comum.

2

O surinamês ou sranan é uma língua crioula muito utilizada na rua. Era, originalmente, falada pela população crioula e tem base no inglês, tendo também influências do neerlandês, do português e de línguas africanas. Como segunda língua, o surinamês abrange uma grande parte da população, sendo falada por cerca de 37% das pessoas.

3

Existem, também, outros idiomas no Suriname. O hindi surinamês, também conhecido como Sarnami, é um dialeto do bhojpuri trazido para o país do Sul da Ásia e, mais tarde, da Índia britânica. É a terceira língua mais utilizada no Suriname.

4

O indonésio e a língua javanesa também têm forte presença no Suriname, assim como as línguas ameríndias que são faladas pelos habitantes originais do território.

Os descendentes dos escravos fugitivos que se estabeleceram no interior do Suriname têm como idiomas o aucano, o saramacano e o paramacano.

5

A língua inglesa também é muito usada no Suriname, especialmente em instalações turísticas e nas zonas que fazem fronteira com a Guiana. Também existe presença da língua portuguesa e da língua espanhola, especialmente em zonas onde se concentram residentes latino-americanos e descendentes. Por motivos comerciais, as duas línguas são por vezes ensinadas na escola.

Na fronteira do Suriname com a Guiana Francesa, também se encontram pessoas que falam francês.

6

A língua portuguesa tem uma crescente presença no Suriname devido à proximidade com o Brasil e ao grande número de imigrantes brasileiros no país, que compõem cerca de 10% da população do Suriname. Muitos deles trabalham na mineração de ouro e vivem ilegalmente no território surinamês.

7

O debate sobre a língua oficial do Suriname é constante, sendo que aborda a identidade nacional. A difusão popular do sranan é associada à política nacionalista depois de ser publicamente usada pelo ex ditador Dési Bouterse, nos anos 80. A adoção desse idioma poderia causar ressentimentos em descendentes de escravos fugidos.

Algumas pessoas sugerem que a língua oficial seja mudada para o inglês, de forma a melhorar as relações políticas e comerciais com o Caribe e a América do Norte. Outras pessoas defendem a necessidade de mudar o idioma nacional para o espanhol, para favorecer os ligações à América do Sul, mesmo que o país não possua países fronteiriços de língua espanhola.

8

Agora que já sabe que língua se fala no Suriname, dê uma olhada nesses artigos e amplie sua cultura sobre idiomas:

Que língua se fala na Guiana

Quais idiomas se falam em Filipinas

Qual é o idioma mais falado do mundo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que língua se fala no Suriname, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.